Aberje lança boletim com panorama econômico para auxiliar orçamento de comunicação das empresas
A primeira edição do Boletim Panorama Econômico Aberje – Diretrizes para o Orçamento da Comunicação 2024 acaba de ser publicada pelo novo Centro de Estudos e Análises Econômicas Aplicadas à Comunicação da Aberje, que tem o economista Leonardo Müller como economista-chefe. O boletim foi enviado a todas as associadas por e-mail.
O boletim compila uma série de indicadores para auxiliar o comunicador-gestor no planejamento e na sua gestão orçamentária para 2024. “Em conjunto com os principais indicadores econômicos do país, o Boletim traz dados gerados pela Aberje através de suas pesquisas”, afirma Müller, responsável pela coordenação da publicação. “É fundamental a participação da rede Aberje em nossas pesquisas. Quanto maior a participação, maior a confiabilidade das estimativas e, consequentemente, melhor o retorno que podemos oferecer à rede”, enfatiza.
Leia mais:
+ Aberje prevê crescimento de 3% de orçamento em comunicação em 2023
O economista salienta que o principal intuito desse material é fornecer subsídios ao comunicador-gestor para o planejamento do orçamento da área de comunicação da organização. “Queremos que o Boletim seja útil. Para nós, é importante o feedback da rede. Estamos abertos a sugestões”, comenta Müller.
A criação da figura do economista-chefe e do Centro de Estudos e Análises Econômicas Aplicadas à Comunicação e a produção do boletim somam-se às iniciativas anteriores da Aberje de mensuração do impacto econômico da área de comunicação no país, como a Pesquisa e o Estudo do Orçamento. “Esperamos que o Boletim também auxilie na árdua tarefa de defesa da importância da comunicação para as organizações e para a economia como um todo”, pondera.
Na segunda-feira (dia 9), vai ao ar um novo episódio do Podcast FalAção da Aberje e o convidado é Leonardo Müller. Na ocasião, ele dará mais detalhes sobre o novo boletim do Centro de Estudos da Aberje.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
- Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
- Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil


































