Como liderar no Mundo VUCA
![](/wp-content/uploads/2024/01/clear.gif)
Publicado em: Blog Christiano Moreno
![Cidade_Stock Snap](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2017/12/Cidade_Stock-Snap.jpg)
VUCA: volátil, incerto (do inglês uncertain), complexo e ambíguo. Esse parece ser o mundo que vivemos? No texto desse mês destaquei algumas reflexões interessantes que têm surgido sobre esse tema, alinhado às principais frentes de gestão e liderança da atualidade:
Empresas
O comando/controle fica de lado e o desenvolvimento da organização e do indivíduo ganha protagonismo. Assim, profissionais mais ativos recebem suporte da empresa para o seu desenvolvimento.
Competências
Conhecimentos específicos e adequação a regras e procedimento cedem lugar ao empreendedorismo, à inovação, à flexibilidade, às novas maneiras de fazer as coisas e à atenção ao cliente.
Visão clara do negócio e foco na aprendizagem contínua são características essenciais para profissionais de qualquer segmento.
Cultura, Clima e Valores
Nunca se falou tanto em propósito forte e em um sistema de criação de valores bem ajustado. Nada é mais importante para uma empresa do que a sua razão de existir.
Cultura, Clima e todos os subsistemas de RH devem estar apoiados em uma boa estratégia, guiada por um propósito maior.
Motivadores
A combinação Recompensa financeira X Reconhecimento não financeiro é, sem dúvida, o melhor caminho a ser seguido. As empresas olham com atenção para ambos os quesitos.
Comunicação
Líderes falam “com” e não “para” funcionários.
Agenda clara: líderes priorizam confiança e autenticidade.
Estratégia surge de um diálogo que ocorre em toda a organização.
Marca:
As empresas do século XXI são marcas empregadoras e a comunicação tem papel fundamental no alinhamento desse diálogo da marca com todos os seus públicos: funcionários, clientes, fornecedores, comunidades, governo, sociedade em geral.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires