PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
06 de dezembro de 2017

Como liderar no Mundo VUCA

Maria Paula Girardi
 
  • COMPARTILHAR:

Publicado em: Blog Christiano Moreno

Cidade_Stock Snap
(Imagem: Stock Snap)

VUCA: volátil, incerto (do inglês uncertain), complexo e ambíguo. Esse parece ser o mundo que vivemos? No texto desse mês destaquei algumas reflexões interessantes que têm surgido sobre esse tema, alinhado às principais frentes de gestão e liderança da atualidade:

Empresas

O comando/controle fica de lado e o desenvolvimento da organização e do indivíduo ganha protagonismo. Assim, profissionais mais ativos recebem suporte da empresa para o seu desenvolvimento.

Competências

Conhecimentos específicos e adequação a regras e procedimento cedem lugar ao empreendedorismo, à inovação, à flexibilidade, às novas maneiras de fazer as coisas e à atenção ao cliente.

Visão clara do negócio e foco na aprendizagem contínua são características essenciais para profissionais de qualquer segmento.

Cultura, Clima e Valores

Nunca se falou tanto em propósito forte e em um sistema de criação de valores bem ajustado. Nada é mais importante para uma empresa do que a sua razão de existir.

Cultura, Clima e todos os subsistemas de RH devem estar apoiados em uma boa estratégia, guiada por um propósito maior.

Motivadores

A combinação Recompensa financeira X Reconhecimento não financeiro é, sem dúvida, o melhor caminho a ser seguido. As empresas olham com atenção para ambos os quesitos.

Comunicação

Líderes falam “com” e não “para” funcionários.

Agenda clara: líderes priorizam confiança e autenticidade.

Estratégia surge de um diálogo que ocorre em toda a organização.

Marca:

As empresas do século XXI são marcas empregadoras e a comunicação tem papel fundamental no alinhamento desse diálogo da marca com todos os seus públicos: funcionários, clientes, fornecedores, comunidades, governo, sociedade em geral.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Maria Paula Girardi

Formada em Administração de Empresas pela FAAP, com extensão em Psicodrama pelo Sedes Sapientiae e Master in Administration em Liderança e Gestão de Pessoas pela FGV-SP, Maria Paula Girardi atua na área de Recursos Humanos desde 2005. Iniciou sua carreira no Grupo Abril na área de Gestão de Desempenho e permaneceu nesta empresa durante nove anos, quando ocupou uma função gerencial. Em 2014, decide enfrentar um novo desafio de gerenciar a área de Recursos Humanos de uma empresa familiar. Após um ano, une-se à Christiano Moreno com o objetivo de atuar em projetos estratégicos de Recursos Humanos direcionados a empresas de diferentes porte e segmentos.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
  • Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais

Notícias do Mercado

  • TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
  • Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.