Como liderar no Mundo VUCA

Publicado em: Blog Christiano Moreno

VUCA: volátil, incerto (do inglês uncertain), complexo e ambíguo. Esse parece ser o mundo que vivemos? No texto desse mês destaquei algumas reflexões interessantes que têm surgido sobre esse tema, alinhado às principais frentes de gestão e liderança da atualidade:
Empresas
O comando/controle fica de lado e o desenvolvimento da organização e do indivíduo ganha protagonismo. Assim, profissionais mais ativos recebem suporte da empresa para o seu desenvolvimento.
Competências
Conhecimentos específicos e adequação a regras e procedimento cedem lugar ao empreendedorismo, à inovação, à flexibilidade, às novas maneiras de fazer as coisas e à atenção ao cliente.
Visão clara do negócio e foco na aprendizagem contínua são características essenciais para profissionais de qualquer segmento.
Cultura, Clima e Valores
Nunca se falou tanto em propósito forte e em um sistema de criação de valores bem ajustado. Nada é mais importante para uma empresa do que a sua razão de existir.
Cultura, Clima e todos os subsistemas de RH devem estar apoiados em uma boa estratégia, guiada por um propósito maior.
Motivadores
A combinação Recompensa financeira X Reconhecimento não financeiro é, sem dúvida, o melhor caminho a ser seguido. As empresas olham com atenção para ambos os quesitos.
Comunicação
Líderes falam “com” e não “para” funcionários.
Agenda clara: líderes priorizam confiança e autenticidade.
Estratégia surge de um diálogo que ocorre em toda a organização.
Marca:
As empresas do século XXI são marcas empregadoras e a comunicação tem papel fundamental no alinhamento desse diálogo da marca com todos os seus públicos: funcionários, clientes, fornecedores, comunidades, governo, sociedade em geral.
Destaques
- Governança em cultura é tema de curso da Escola Aberje com patrocínio da Petrobras
- Pedro Torres publica artigo sobre o Fórum Econômico Mundial no Meio&Mensagem
- Revista CE celebra as 50 edições do Prêmio Aberje na edição 112
- Conheça a página “Comunicação para a Transição”
- Jleiva Cultura & Esporte apresenta panorama da cultura nas capitais brasileiras
ARTIGOS E COLUNAS
Pablo Assolini 5 erros que prejudicam estratégias de conteúdo proprietárioLeila Gasparindo Tendências para 2025: Comunicação Corporativa em transformação e oportunidades no cenário midiáticoHamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei Sol