06 de dezembro de 2016

5 dicas para produzir textos atrativos para a internet

Gerar impacto, promover interatividade e ter legibilidade são alguns dos principais atributos de um texto eficaz publicado na internet. Neste artigo, veja 5 dicas para produzir textos no atual cenário de grande volume e rapidez da informação.

É inegável que o atual fluxo de informações é intenso e nos pressiona a ler cada vez mais, uma variedade imensa de informações e em formatos distintos, tudo para nos manter atualizados e melhorar nossas práticas como profissionais e como pessoas.

Nesse cenário, jornalistas, redatores e profissionais que usam o texto como atividade central de seu trabalho precisam rever suas práticas de redação, já que o texto vem assumindo novas roupagens, para se manter atrativo e condizente com a realidade hiper conectada.

Conheça as 5 principais mudanças nos textos decorrentes desse novo cenário para você poder redigir textos com mais impacto e legibilidade.

1. Captar a atenção do leitor no primeiro parágrafo: como há muita oferta de textos para ler, é fundamental que o leitor seja fisgado logo no início. Para isso, a depender da natureza e do foco, apresenta-se uma narrativa instigante para, então, apresentar o tema principal ou uma síntese da ideia central, que será desenvolvida ao longo do texto. Vale ressaltar que a “leitura em F” é cada vez mais usual, que consiste em ler o primeiro parágrafo, o início do segundo e, se o texto não for atrativo, abandoná-lo sem chegar ao final. Por isso, cada novo parágrafo precisa manter o leitor atento, caso contrário, ele abandona o texto para abrir uma nova aba ou acessar uma rede social.

2. Estruturar frases e parágrafos curtos: como a leitura na tela difere da leitura em material impresso e há mais distrações ao alcance do dedo, frases curtas, diretas e sem muitos entremeios garantem maior clareza e retenção das informações. Pode-se perceber que até mesmo os parágrafos estão ficando mais curtos, para dar fôlego ao leitor e mantê-lo atento até o final.

3. Recorrer ao visual: imagens ilustrativas, infográficos, tabelas explicativas e frases destacadas são formas de sintetizar as informações do texto de uma forma mais visual, impactante e atrativa. Muitas vezes, esses recursos são usados para dividir partes do texto ou blocos de informação e dar um respiro ao leitor. Há pesquisas apontando que as novas gerações leem, primeiro, o infográfico, por exemplo, para, depois, decidir se irão ou não ler o texto completo.

4. Usar hiperlinks: a leitura é, sem dúvida, mais fragmentada do que antes do advento da internet. Em uma reportagem, há links para vídeos, outras matérias, explicações de conceitos e palavras para que o leitor tenha seu próprio percurso de leitura. O alerta é que nem sempre o texto será lido por completo, já que um link leva a outro, que leva a outro, que leva a outro. Além disso, o uso links faz parte da lógica de buscadores e métricas de acesso de sites.

5. Adequar a linguagem à identidade: uso de hashtags, emojis, vocabulário informal ou frases de efeito são comuns em textos nos mais diversos canais. O importante é dosar formalidade, correção gramatical, estrutura lógica a um tom cada vez mais próximo da linguagem cotidiana e condizente com a identidade que se quer criar na internet/ nas redes sociais.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Vívian Rio Stella

Doutora em linguística pela Unicamp, idealizadora da VRS Academy. Professora da Aberje, da Casa do Saber e de cursos de extensão da Cásper Líbero. Coordenadora do comitê de comunicação digital com empregados. Apaixonada por pesquisa, aprendizado e comunicação.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *