30 de novembro de 2022
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Potência da inovação está em cruzar fronteiras de conhecimento: veja tendências 2023

 

Oferecendo seis padrões de oportunidade e chegando a 18 megatendências projetadas para acontecer entre 5 e 10 anos que permitem 10 mil insights entre 1 a 4 anos e 50 mil ideias individuais ou estudos de caso para curto prazo, o relatório Trend Report 2023 da consultoria TrendHunter tem 242 páginas de muita inspiração.

O material está agrupado em grandes temas, como Tecnologia, Marketing e Negócios, Comida e Bebida, Varejo, Sustentabilidade, Moda e Cosméticos, Arte e Design, Saúde, Cultura e outros, permitindo que você navegue pelo documento de maneira mais assertiva com seus interesses mais específicos – embora é importante dizer que a potência da inovação cada vez mais esteja localizada no cruzar fronteiras de conhecimentos e articulações.

Destaco abaixo algumas abordagens interessantes para estimular sua leitura:

Anime Collab – O anime japonês cresceu em popularidade graças aos serviços de streaming tornando esta programação mais acessível em todo o mundo. Para além dessa popularidade, as empresas agora estão colaborando com marcas de anime para criar conteúdo na forma de filmes, shows e jogos de vídeo e fazer colaborações com os consumidores.

Diverse Content – Empresas de mídia e comunicação aceitam e promovem o conteúdo criativo dos consumidores, sobremaneira se representam nichos que não eram atendidos pelas propostas narrativas anteriores. Ver que uma marca prioriza inclusão e representação e oferece uma gama de vozes é cada vez mais um importante motivador de compra, principalmente porque os ativistas e os valores da Geração Z e dos jovens Millennials são levados mais a sério.

Livestream Retail – Transmissões ao vivo com marcas, celebridades ou influenciadores envolvem e motivam a Geração Z e os jovens Millennials em particular, sendo percebidas como mais autênticas e menos editadas do que outras formas de marketing. Para as marcas, usar essa autenticidade as ajuda a criar campanhas que oferecem retornos imediatos, ao mesmo tempo em que as conectam com seus públicos-alvo.

Live Fundraising – A captação de recursos ao vivo, seja para instituições de caridade ou criadores que buscam apoio, tornou-se mais popular à medida que as plataformas facilitam a transmissão de campanhas e conteúdos. Geração Z e jovens consumidores da geração do milênio são especialmente atraídos por plataformas de streaming com conteúdo criado por usuários, e a transmissão ao vivo se tornou um grande negócio por causa de essas plataformas. A sensação de conexão pessoal promovida entre instituições de caridade, marcas ou criadores e seus seguidores fica evidente.

Ethical Metaverse – Empresas de vários setores estão adotando o metaverso para difundir a conscientização sobre os problemas sociais em andamento no mundo físico. Essas iniciativas foram expressas por meio de NFTs, avatares do metaverso e serviços sociais que incentivam os usuários a continuar apoiando os esforços humanitários. Isso traz os problemas do mundo real para a frente da plataforma, tornando-a acessível aos usuários e seu ativismo social.

Updated Detox – À medida em que os consumidores são inundados com notícias negativas, conteúdo e engajamento online, alguns estão vendo uma necessidade maior de priorizar a desintoxicação digital. Essa combinação teve impacto na saúde mental das pessoas, e mais consumidores estão agora procurando maneiras de quebrar seus hábitos digitais para melhorar seu humor e níveis de estresse.

QR Collab – Os códigos QR em embalagens que levam a jogos ou informações sobre produtos tornaram-se populares, e marcas de todos os setores estão agora colaborando com artistas populares e emergentes para criar campanhas interativas mais visualmente interessantes que podem ser observadas quando os rótulos QR são digitalizados.

Positivity Content – A onipresença das plataformas de mídia social tornou a negatividade nas notícias e em sites baseados em conteúdo mais impactantes. Com os ciclos de notícias e conteúdo sendo de 24 horas e também difíceis de evitar por causa dos smartphones, as pessoas estão mais propensas a experimentar estresse relacionado a questões sociais e políticas que ocorrem globalmente. Agora, mais pessoas estão se voltando para alternativas ou “desintoxicação digital” para mitigar o impacto dos ciclos de notícias negativas em seu bem-estar.

Rave Resurgence – A cultura rave está se tornando mais popular em tudo, desde moda e acessórios até experiências em boates que acontecem virtualmente. Este ressurgimento combina temas nostálgicos com estilos de vida contemporâneos. As medidas de distanciamento implementadas em todo o mundo nos últimos dois anos prejudicaram várias formas de vida noturna. Agora que essas medidas foram afrouxadas, os Millennials e a Geração Z mais velha sentiram a necessidade de “compensar o tempo perdido” e participar de várias experiências que perderam. Tudo, desde a experimentação lúdica com a moda até a participação na indústria da vida noturna em mudança, são maneiras de os consumidores escaparem das calmarias sociais.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Rodrigo Cogo

Rodrigo Cogo é o curador do Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede e responsável pela distribuição digital dos canais integrantes da plataforma. Formado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria, é especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Mestre em Ciências da Comunicação, com estudos voltados para a Memória Empresarial e Storytelling, ambos pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (SP). Atuou na Aberje por 14 anos, passando pelas áreas de Conteúdo, Marketing e Desenvolvimento Associativo e tendo sido professor em cursos livres e in company e no MBA da entidade por 10 anos. É autor do livro "Storytelling: as narrativas da memória na estratégia da comunicação".

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