70% das multinacionais e empresas nacionais adotam retorno híbrido ao trabalho, aponta sondagem da Aberje
Em pesquisa consultiva, empresas associadas relataram que variante Ômicron interferiu no retorno híbrido para a maioria das organizações
A volta dos profissionais da área administrativa/corporativa aos escritórios vem ocorrendo de forma híbrida para quase 70% das empresas multinacionais e nacionais, de acordo com sondagem feita recentemente pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje com sua base de associados. Ao todo responderam 221 organizações, dos mais variados setores produtivos.
A nova variante Ômicron do coronavírus interferiu no planejamento de novas políticas e modelos de trabalho para 76,5% das empresas consultadas pela associação, seja adiando o retorno ao escritório, seja retornando ao modelo remoto para avaliação da situação sanitária.
A modalidade híbrida de trabalho adotada por 69,7% dos respondentes está planejada de forma diferente pelas empresas: em 44,2% das empresas, os funcionários trabalham 2 x 3 (2 dias por semana no escritório e os outros 3 dias em casa); em 40,3% das organizações, o modelo é 3 x 2. A maior parte das empresas (48,2%) já retornou em algum desses tipos de modelos.
“Percebemos a importância de uma consulta sobre esse assunto a partir das solicitações dos nossos associados que estavam em busca de estudos e referências locais sobre os modelos atuais de trabalho no Brasil”, ressalta Thalita Dominato, responsável pela área de Desenvolvimento Associativo da Aberje.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Em entrevista a CNN, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil fala sobre comunicação e sustentabilidade
- EMIS é nova associada da Aberje
- Lab de Comunicação para a Sustentabilidade discute oportunidades e desafios para ações sociais
- Seminário da USP debate opinião, política e democracia na atualidade
- Aberje recebe lançamento do livro “Diálogos com o futuro” da Rede Educare, com patrocínio da Bayer
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Fala na abertura do Seminário Opinião Pública, Política e DemocraciaRegina Macedo Narrativas femininas: amplitude e diversidade na comunicaçãoPatricia Santana de Oliveira Qual retorno do investimento em PR?Marcos Santos Esporte como Plataforma de MarcaCarlos Parente Na vida e no mundo corporativo, não há texto sem contexto