70% das multinacionais e empresas nacionais adotam retorno híbrido ao trabalho, aponta sondagem da Aberje
Em pesquisa consultiva, empresas associadas relataram que variante Ômicron interferiu no retorno híbrido para a maioria das organizações
A volta dos profissionais da área administrativa/corporativa aos escritórios vem ocorrendo de forma híbrida para quase 70% das empresas multinacionais e nacionais, de acordo com sondagem feita recentemente pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje com sua base de associados. Ao todo responderam 221 organizações, dos mais variados setores produtivos.
A nova variante Ômicron do coronavírus interferiu no planejamento de novas políticas e modelos de trabalho para 76,5% das empresas consultadas pela associação, seja adiando o retorno ao escritório, seja retornando ao modelo remoto para avaliação da situação sanitária.
A modalidade híbrida de trabalho adotada por 69,7% dos respondentes está planejada de forma diferente pelas empresas: em 44,2% das empresas, os funcionários trabalham 2 x 3 (2 dias por semana no escritório e os outros 3 dias em casa); em 40,3% das organizações, o modelo é 3 x 2. A maior parte das empresas (48,2%) já retornou em algum desses tipos de modelos.
“Percebemos a importância de uma consulta sobre esse assunto a partir das solicitações dos nossos associados que estavam em busca de estudos e referências locais sobre os modelos atuais de trabalho no Brasil”, ressalta Thalita Dominato, responsável pela área de Desenvolvimento Associativo da Aberje.
Destaques
- Governança em cultura é tema de curso da Escola Aberje com patrocínio da Petrobras
- Pedro Torres publica artigo sobre o Fórum Econômico Mundial no Meio&Mensagem
- Revista CE celebra as 50 edições do Prêmio Aberje na edição 112
- Conheça a página “Comunicação para a Transição”
- Jleiva Cultura & Esporte apresenta panorama da cultura nas capitais brasileiras
ARTIGOS E COLUNAS
Pablo Assolini 5 erros que prejudicam estratégias de conteúdo proprietárioLeila Gasparindo Tendências para 2025: Comunicação Corporativa em transformação e oportunidades no cenário midiáticoHamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei Sol