Vivo integra a Coalização Empresarial pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas

A ação é uma das iniciativas do Programa de Diversidade da companhia com o intuito de fortalecer um ambiente seguro e acolhedor para as mulheres
A Vivo adere à Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas. Promovida pelo Instituto Avon, ONU Mulheres e Fundação Dom Cabral, a coalizão tem como objetivo articular as empresas para o fim do assédio sexual e moral no ambiente de trabalho, o apoio às mulheres em situação de violência de gênero nas corporações e suas cadeias de valor e a construção de uma sociedade livre de violência contra mulheres e meninas.
A adesão é uma das iniciativas focadas no pilar gênero, da jornada Vivo Diversidade, que este mês tem o intuito de fortalecer um ambiente seguro com ferramentas e processos capazes de acolher e apoiar as mulheres. A companhia também lança uma série de conteúdos #saidomudo, em suas redes sociais, para que as mulheres se sintam dentro de um espaço confiável para expressar posicionamentos e opiniões, contando com a participação dos homens no diálogo.
“Essa é uma conversa de todos: homens e mulheres. Tratamos sobre o tema no início do ano, mas agora ampliamos o alcance. Entendemos que é preciso se posicionar quando se presencia algum tipo de violência. Queremos estimular um ambiente seguro para que nossas colaboradoras se sintam dentro de um espaço confiável para expressar posicionamentos e opiniões. E, ainda, conscientizar as pessoas para que espalhem esse respeito às mulheres dentro e fora do ambiente corporativo”, destaca Niva Ribeiro, VP de Pessoas da Vivo.
A Vivo também distribuiu uma cartilha de acolhimento para todos os gestores com orientações sobre como acolher possíveis denúncias e dicas para perceber os sinais de que alguma colaboradora da equipe possa estar sendo vítima de violência, além de reforçar o canal interno Conte Comigo, que disponibiliza atendimento psicológico, social, psicopedagógico, jurídico e financeiro, através de parceiro especializado em saúde emocional corporativa.
Diversidade e inclusão na Vivo
Em 2018, a empresa lançou o Programa Vivo Diversidade, pautado nos pilares de Gênero, LGBTI+, Raça e Pessoas com Deficiência, para assegurar uma cultura mais inclusiva e um ambiente mais diverso e representativo. Além de colocar em prática ações afirmativas, a empresa acredita que o tema diversidade precisa ser abordado com frequência e profundidade, em diferentes fóruns, a fim de reforçar o compromisso e posicionamento da companhia. Pensando nisso, a empresa criou a jornada Vivo Diversidade, com 12 temas que serão discutidos nos próximos meses com toda a empresa. Cada assunto será acompanhado do lançamento de uma nova política ou benefício.
Destaques
- Aberje Capítulo Amazônia e Casa Balaio firmam parceria
- Giovanni Nobile assume diretoria do Capítulo Aberje Brasília
- 99 associa-se à Aberje
- Lab de Comunicação debate estratégias para ativação de marca
- Comunicação e Governança em debate: o desafio de unir discurso e prática
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O ecossistema informacional na Era DigitalElizeo Karkoski Empresas AINDA sem comunicação interna? O preço do improviso é alto!Marcos Santos O alerta da série Adolescência para os pais na era dos algoritmosPablo Assolini IA não resolve tudo: não dá para automatizar a relevânciaLeandro Bornacki Dados: sabemos que são essenciais, mas sabemos usá-los?