PATROCINADORES

Ícone do topo
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • International Aberje Award
    • Documentos
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Conecta CI
    • Labs de Comunicação
  • Trends
    • Trends RJ
    • Trends SP
    • Trends MG
  • Escola
  • Reconhecimento
    • 20 Comunicadores para Seguir
    • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Documentos
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
03 de dezembro de 2019

Valor Setorial Comunicação Corporativa discute nova agenda do líder de Comunicação

Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

A publicação é uma parceria de 12 anos da Aberje com o Valor Econômico

Reportagem de capa do 12º Valor Setorial Comunicação Corporativa (Paulo Nassar, Gustavo Werneck, Luiz Sérgio Vieira, Maitê Leite, Cristina Palmaka, Hamilton dos Santos, Pablo Di Si, Jerome Cadier)

“Quando a Comunicação dita o ritmo do negócio – e impõe uma nova agenda para o Diretor de Comunicação”. Foi a partir deste tema que a Aberje e Valor Econômico elaboraram o caderno Valor Setorial Comunicação Corporativa, publicação bilíngue (português e inglês), fruto de uma parceria entre as duas instituições, que chega à sua 12ª edição. A publicação passa a circular aos assinantes do Valor a partir de hoje (3/12), na versão online, e amanhã (4/12) na versão impressa. Os associados da Aberje também receberão a publicação posteriormente.

Como acontece todos os anos, a reportagem de capa é fruto de uma mesa redonda na sede do jornal, em que participam alguns diretores de comunicação das maiores empresas que atuam no país. A mesa foi mediada por Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor Titular da ECA-USP, e contou com a participação de Tânia Nogueira, editora de Projetos Especiais do Valor Econômico. Participaram da mesa dez líderes de comunicação, foram eles: Fabio Mincarelli, head de Comunicação Corporativa da Henkel Brasil; Fabio Toreta, superintendente de Comunicação da Sabesp; Fernão Silveira, diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Fiat; Gislaine Rossetti, Diretora de Relações Institucionais e Regulatório da LATAM Airlines Brasil; Juliana Nunes, diretora de Comunicação Empresarial e Marketing Institucional da CPFL; Luciana Coen, diretora de Comunicação Integrada e Responsabilidade Social Corporativa da SAP; Mario Laffitte, vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação Corporativa, Jurídico, Compliance e Responsabilidade Social Corporativa da Samsung; Patricia Pecego, diretora de Comunicação e Advocacy da Novartis; Paulo Pereira, diretor de Comunicação da Bayer; Priscilla Cortezze, diretora de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen.

Além desse tradicional encontro, a edição deste ano contou com outra mesa redonda formada por CEOs de grandes corporações: Cristina Palmaka (SAP), Gustavo Werneck (Gerdau), Jerome Cadier (LATAM Airlines Brasil), Luiz Sergio Vieira (EY), Maitê Leite (Deutsche Bank), Pablo Di Si (Volkswagen), mediados por Hamilton dos Santos, diretor geral da Aberje, e Paulo Nassar. O debate teve como base um estudo realizado Page Society, principal associação de comunicação corporativa dos EUA, que aponta quatro vetores críticos para as corporações atualmente: gestão de relacionamentos e pessoas, transparência, gestão de dados e compliance.

“O aumento da desigualdade social e o risco de colapso ambiental têm levado diferentes setores da sociedade a questionar a atuação das empresas diante desse cenário. Consumidores, colaboradores, parceiros e até mesmo grandes investidores passaram a cobrar um posicionamento transparente e autêntico das corporações em relação a suas ações de responsabilidade social e sustentabilidade empresarial. Neste contexto, a área de comunicação corporativa ganha maior protagonismo e um importante aliado. O principal executivo da companhia, na figura do Chief Executive Officer (CEO), passa a exercer também o papel de posicionar –  e informar – os valores e propósitos da organização para toda a sociedade”, diz a Carta ao Leitor da edição.

Assinantes do Valor podem acessar a versão online neste link.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoA relevância na era dos algoritmos: como a IA reconfigura o diálogo entre assessorias de imprensa e redações
  • Maria Claudia BacciO que o organograma não mostra sobre o poder da comunicação
  • Paulo NassarOs últimos territórios livres dos algoritmos (Por que os rituais voltaram a importar)

Destaques

  • Com comunicação sob pressão, Comitê de Dados debate como provar impacto e ir além das métricas de vaidade
  • Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados divulga lista de selecionados para entrevistas
  • Últimos dias de inscrição para Expedição Amazônia

Notícias do Mercado

  • Reclame Aqui vira motor das plataformas de IA para reputação de marcas
  • Fiat reforça legado de inovação em celebração pelos 50 anos no Brasil
  • Ypê lança campanha nacional inspirada em 75 anos de relação com os brasileiros

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151, 6º Andar – Pinheiros, São Paulo/SP
CEP 05410-010

CONTATO
(11) 5627-9090
(11) 95166-0658
fale@aberje.com.br