Unilever divulga avanços do seu plano de sustentabilidade
A Unilever Brasil, associada da Aberje, divulgou seus avanços do Plano de Sustentabilidade (USLP), lançado em 2010. O Plano já teve o cumprimento de 80% dos seus compromissos e o desempenho de suas marcas sustentáveis cresce pelo quarto ano consecutivo. Em 2017, as marcas com propósito apresentaram desempenho 46% superior do que o restante o negócio e entregaram 70% do crescimento da companhia. Não à toa, todas as marcas da Unilever estão em busca de reduzirem seu impacto ambiental e aumentarem seu impacto social positivo.
A companhia tem como meta ajudar mais de um bilhão de pessoas a tomar iniciativas para melhorar sua saúde e bem-estar até 2020, reduzir pela metade o impacto ambiental de nossos produtos até o ano 2030 e melhorar as condições de vida e trabalho de milhões de pessoas até o ano 2020.
A Unilever segue cada vez mais comprometida com as suas metas. “Acreditamos que o crescimento do negócio deve acontecer de forma sustentável e os números comprovam, que desde o lançamento do Plano de Sustentabilidade, em 2010, fizemos grandes avanços. O fato de nossas marcas sustentáveis continuarem crescendo indica que esse é um modelo de negócios que funciona. Mas, é claro, sempre estamos em busca de melhorias. O foco agora é buscar cada vez mais agilidade e escala de impacto”, afirma Fernando Fernandez, presidente da Unilever Brasil.
Gestão – De 2008 a 2017, dados globais da Unilever revelam a redução de 98% dos resíduos enviados para aterros sanitários. Em relação aos resíduos associados ao descarte de seus produtos, a diminuição foi de 29%. No Brasil, toda operação (fábricas, centros de distribuição e escritórios) já atingiu a marca “Aterro Zero”.
Às parcerias institucionais e às iniciativas nas fábricas – que inclui a fundação do CEMPRE (Compromisso Empresarial para a Reciclagem) – soma-se uma forte estratégia para reduzir a geração de resíduos pela Unilever. Para isso, a companhia investe de maneira consistente em produtos concentrados e em refis, além de desenvolver embalagens que utilizem menos matéria-prima sem deixar de entregar ao consumidor qualidade e segurança.
Além dessas iniciativas, a Unilever entende que os esforços devem extrapolar as fronteiras da empresa, influenciando positivamente tanto a cadeia de valor como os consumidores. Neste sentido, a companhia mantém rígida política de fornecimento responsável e exige que seus parceiros tenham uma política de gestão de resíduos. Já para incentivar os consumidores a darem destinação correta aos resíduos a companhia lançou, em 2001, em conjunto com o Grupo Pão de Açúcar (GPA), o programa pioneiro Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever. Em seus 17 anos, o projeto coletou mais de 110 mil toneladas.
Para os próximos anos, o foco da Unilever será investir em soluções para as embalagens plásticas, já que a companhia anunciou o compromisso de ter 100% de suas embalagens de plástico reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025.
DEMAIS AVANÇOS DO PLANO DE SUSTENTABILIDADE DA UNILEVER (USLP)
- MELHORIA DA SAÚDE E DO BEM-ESTAR
- 39% do portfólio atende aos mais altos padrões nutricionais;
- Uma grande reformulação está em andamento em todas as nossas categorias de produtos e fizemos um progresso significativo na redução de sal, gordura saturada, calorias e açúcar;
- Por exemplo, em 70% dos mercados onde vendemos sorvetes agora temos mini versões. Em 2017, lançamos o Mini Magnum na Índia e três variantes de Mini Cornetto no Brasil.
- REDUÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL
- Redução de 47% a emissão de CO2 pelo consumo de energia em nossas fábricas. Atingimos a meta quatro anos antes do planejado (43% em 2016);
- Redução de 39% no consumo de água por tonelada de produto (37% em 2016);
- Redução de 98% dos resíduos enviados para aterros sanitários;
- No fim de 2017, 109 das nossas fábricas em 368 países estavam usando 100% de eletricidade de fonte renovável, respondendo por 65% do consumo total de eletricidade da companhia. Das 12 fábricas carbono zero da Unilever no mundo, 2 são brasileiras (Goiânia e Pouso Alegre)
- MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE VIDA
- Acreditamos que o empoderamento feminino é o maior facilitador do desenvolvimento humano e do crescimento econômico. Estamos construindo uma organização com equidade de gênero. Até o fim de 2017, 47% dos cargos de gerência eram ocupados por mulheres, acima dos 46% em 2016;
- Em 2017, também permitimos que 1,2 milhão de mulheres em todo o mundo acessassem iniciativas com o objetivo de promover sua segurança, desenvolver suas habilidades e ampliar suas oportunidades.
- Em nosso progresso na criação de um negócio mais inclusivo, em 2017 possibilitamos que cerca de 716 mil pequenos agricultores tivessem acesso a iniciativas que visam melhorar suas práticas agrícolas ou aumentar sua renda;
Destaques
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
- Missão COP30: e-book de curso preparatório para comunicadores está disponível para associadas
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados