fbpx
×

Uma olimpíada sem carros

Redação Portal Aberje

Paris quer ser a primeira metrópole sem carros até a Olimpíada de 2024

O vice-prefeito da cidade, Jean-Louis Missika, afirmou que até 2024 é muito possível que “os veículos com motores de combustão conduzidos por particulares” já tenham sido proibidos em Paris.

A cidade já está implantando algumas iniciativas para atingir essa meta: elevou o preço do estacionamento, criou ciclovias e fez planos para até 2020 proibir a circulação de veículos movidos a diesel. Até 2024, o objetivo é que táxis sem motoristas vão funcionar continuamente, quase nunca estacionando entre uma corrida e outra. Os espaços de estacionamento serão convertidos em ciclovias, terraços de cafés ou playgrounds.

A capital também está investindo no transporte público, abrangendo a construção de 68 estações de metrô, e ônibus urbanos sem motoristas vão percorrer as avenidas principais. Bicicletas elétricas também vão permitir que ciclistas dos subúrbios da cidade percorrem distâncias duas ou três vezes mais longas que as atuais, facilitando os deslocamentos diários longos entre casa e trabalho.