Sodexo On-site recebe o Selo de Direitos Humanos e Diversidade
A diversidade tem se tornado assunto constante nas políticas de grandes organizações. Como uma empresa que valoriza e reconhece a importância deste tema, a Sodexo On-site, Líder Mundial em Serviços de Qualidade de Vida, que em 2018 completa 40 anos no Brasil, acaba de receber o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, concebido pela Prefeitura de São Paulo.
Dentre as dez categorias que compõem a nomeação, a companhia foi reconhecida em três iniciativas que promovem a diversidade em diferentes âmbitos sociais: Contratação de Jovem Aprendiz, na categoria Juventude; Programa Empoderando Refugiadas, na categoria Imigrantes e Contratação de População em Situação de Rua, na categoria Pessoas em Situação de Rua.
Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, o Selo Paulista é uma política de reconhecimento de boas práticas de promoção dos direitos humanos e valorização da diversidade, implementadas por organizações públicas e privadas com atuação na cidade de São Paulo. “A diversidade está no DNA da Sodexo e faz parte de nossa cultura inclusiva. Este tipo de reconhecimento é extremamente importante para nós e contribui para que possamos expandir ainda mais o alcance dessas ações e, assim, contribuir para disseminação deste tema na sociedade”, afirma Andreia Dutra, Presidente da Sodexo On-Site Brasil.
Conheça mais sobre as iniciativas da Sodexo On-site reconhecidas pelo Selo Paulista:
EMPODERANDO REFUGIADAS – A Sodexo é signatária do programa Empoderando Refugiadas, uma iniciativa coordenada pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU, em conjunto com a Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e a ONU Mulheres. Atualmente, conta com 75 colaboradores em situação de refúgio, vindos de países como Angola, Congo, Haiti, Iraque, Paquistão e Venezuela, dos quais 56% são mulheres.
Para a Sodexo, incluir colaboradores refugiados é mais do que contar com uma força de trabalho oriunda de outro país. Significa prover a estas pessoas condições dignas de se reafirmar como cidadãos e, aos colaboradores brasileiros, a oportunidade de um intercâmbio de conhecimentos. Esta troca cultural desperta sentimentos de empatia, respeito ao próximo e um ambiente de trabalho mais humanizado.
O Empoderando Refugiadas disponibiliza ainda treinamentos com temas como cultura brasileira, assuntos jurídicos e sessões de coaching. Mensalmente, são oferecidas pela Sodexo três vagas exclusivas para a contratação de mulheres do programa.
CONTRATAÇÃO DE JOVEM APRENDIZ – O Jovem Aprendiz da Sodexo é um programa de capacitação e inserção de adolescentes e jovens no mundo de trabalho, proporcionando a execução de atividades teóricas e práticas, a troca de experiências e a vivência do dia a dia dentro de uma empresa, apoiando assim na construção de suas carreiras profissionais.
Com a orientação pedagógica de uma instituição qualificada em formação metodológica, são oferecidas oportunidades de treinamento vocacional básico, desenvolvimento de competências e educação complementar. Hoje, mais de 800 jovens fazem parte desta iniciativa na Sodexo, compondo o quadro de colaboradores da empresa.
CONTRATAÇÃO DE POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA – A Sodexo participa do programa Trabalho Novo, uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo em parceria com a ONG Rede Cidadã, que tem como objetivo inserir no mercado de trabalho pessoas em situação de rua para apoiar na recuperação e mudança de suas vidas, promovendo o resgate da cidadania.
Todos os contratados pelo programa são atendidos nos centros de acolhimento da Prefeitura e passam por uma capacitação socioemocional para assumir seus postos de trabalho. Atualmente, a Sodexo conta com seis colaboradores advindos do programa e continua atuando ativamente para ampliação de novas contratações por meio da iniciativa.
Destaques
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
- Retrospectiva Aberje 2024: mundo em crise e transição
- Tema do Ano “Comunicação para a Transição” é renovado para 2025
ARTIGOS E COLUNAS
Patricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?