Siemens lança cartilha com dicas de cuidados cibernéticos para crianças
Material visa alertar a garotada sobre os perigos da internet em um mundo cada vez mais digital
Em uma sociedade cada vez mais conectada, os golpes aplicados no mundo digital têm se diversificado e se tornado mais frequentes. E um público mais vulnerável às armadilhas virtuais são as crianças, que desde os primeiros anos já interagem com as plataformas digitais. Foi pensando nesses riscos junto aos mais jovens que a Siemens acaba de lançar no país a cartilha “Cuidados Cibernéticos – O Livro de Atividade de Segurança” que conta com dicas para deixar a garotada mais consciente em relação aos perigos da internet.
Com um total de 21 páginas, o material aborda a segurança cibernética de maneira lúdica trazendo para as crianças diversas atividades como desenhos para colorir, passatempos, historinhas animadas e uma receita deliciosa. O conteúdo destaca ainda as ações de phishing, que são os golpes mais comuns realizados na internet e que visam obter senhas e informações pessoais dos usuários da internet.
“Hoje, as crianças estão interagindo com as plataformas digitais cada vez mais cedo, sendo um público muito vulnerável aos riscos cibernéticos. Essa cartilha foi um jeito que a Siemens encontrou de abordar o tema de maneira leve e divertida para aumentar a conscientização da garotada em relação às ameaças do mundo digital”, afirma Caio Colman, Head de Segurança da Siemens.
Além das atividades para entreter as crianças, a cartilha informa sobre os dados mais comuns que são pretendidos pelos golpistas, quais as características de um email phishing e como é realizada essa ação para obter informações pessoais, e o que os fraudadores costumam fazer com os dados obtidos dos usuários.
A cartilha “Cuidados Cibernéticos – o Livro de Atividade de Segurança” foi lançada, primeiramente, na Alemanha em uma parceria envolvendo as empresas Siemens AG e Deutsche Telekom. No Brasil, está hospedada no site da Siemens neste link.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Raí fará masterclass para primeira turma do Mestrado Profissional em parceria da Aberje com FGV e Fundação Itaú
- Jorge Duarte, professor da Escola Aberje, vence Prêmio Jabuti Acadêmico e participa da Bienal do Livro em São Paulo
- Cristiana Xavier de Brito passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
- Mônica Alvarez é a nova diretora do Capítulo Aberje Amazônia
- Presidentes da ENGIE Brasil e da Academia Brasileira de Letras se encontram em reunião acompanhada pela Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos O centenário de uma marcaAdriana Toledo A era das collabs: por que parcerias criativas dominam o mercadoAgnaldo Brito O papel estratégico da Comunicação Corporativa no segmento de infraestruturaCarlos Parente Pecar em segredo: reflexões sobre crises e redes sociaisMalu Weber Tempero brasileiro em churrasco alemão