Sede da Petrobras Distribuidora tem captação de energia solar com monitoramento em tempo real
Um projeto-piloto está permitindo a empregados e prestadores de serviço da Petrobras Distribuidora o acompanhamento, em tempo real, da geração de energia captada por 274 painéis fotovoltaicos instalados no telhado do edifício-sede da companhia, no Rio. As condições climáticas do País são favoráveis à geração solar e, mesmo com as variações de irradiação entre as estações do ano, têm garantido que as placas solares captem diariamente energia suficiente para a iluminação de um andar inteiro do prédio.
“O engajamento da força de trabalho em projetos de sustentabilidade é fundamental”, afirma o diretor executivo de Mercado Corporativo e Lubrificantes, Gustavo Couto. “Temos a questão limitadora do espaço aproveitável do terraço, já ocupado por equipamentos de ar-condicionado e de elevadores, mas, ainda assim, foi possível implantar uma usina de geração de 75 quilowatts”, explica.
Essa solução de energia limpa e eficiente poderá ser expandida para outras unidades da empresa e também formatada em projetos para clientes, industriais e comerciais, trazendo benefícios como a redução no gasto com energia elétrica. O sistema de geração solar da BR iniciou sua operação em 19/11/2018, quando a concessionária de energia elétrica da região realizou a substituição do medidor de energia existente por um modelo mais novo, que atende às exigências regulatórias para instalações deste tipo.
Liderança – A Petrobras Distribuidora é líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e lubrificantes, com mais de 8.000 postos de serviço com sua bandeira, atuando também com as franquias de conveniência BR Mania e Lubrax+. No mercado B2B, seu portifólio inclui aproximadamente 14.000 grandes clientes, em segmentos como aviação, asfaltos, transporte, produtos químicos, supply house e energia.
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025Thais Andreoli Gestão de crises: transparência ou discrição?