Sede da Petrobras Distribuidora tem captação de energia solar com monitoramento em tempo real
![](/wp-content/uploads/2024/01/clear.gif)
Um projeto-piloto está permitindo a empregados e prestadores de serviço da Petrobras Distribuidora o acompanhamento, em tempo real, da geração de energia captada por 274 painéis fotovoltaicos instalados no telhado do edifício-sede da companhia, no Rio. As condições climáticas do País são favoráveis à geração solar e, mesmo com as variações de irradiação entre as estações do ano, têm garantido que as placas solares captem diariamente energia suficiente para a iluminação de um andar inteiro do prédio.
“O engajamento da força de trabalho em projetos de sustentabilidade é fundamental”, afirma o diretor executivo de Mercado Corporativo e Lubrificantes, Gustavo Couto. “Temos a questão limitadora do espaço aproveitável do terraço, já ocupado por equipamentos de ar-condicionado e de elevadores, mas, ainda assim, foi possível implantar uma usina de geração de 75 quilowatts”, explica.
Essa solução de energia limpa e eficiente poderá ser expandida para outras unidades da empresa e também formatada em projetos para clientes, industriais e comerciais, trazendo benefícios como a redução no gasto com energia elétrica. O sistema de geração solar da BR iniciou sua operação em 19/11/2018, quando a concessionária de energia elétrica da região realizou a substituição do medidor de energia existente por um modelo mais novo, que atende às exigências regulatórias para instalações deste tipo.
Liderança – A Petrobras Distribuidora é líder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e lubrificantes, com mais de 8.000 postos de serviço com sua bandeira, atuando também com as franquias de conveniência BR Mania e Lubrax+. No mercado B2B, seu portifólio inclui aproximadamente 14.000 grandes clientes, em segmentos como aviação, asfaltos, transporte, produtos químicos, supply house e energia.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires