27 de janeiro de 2020

Saúde, inteligência artificial e inovação são temas do Hackmed apoiado pela Intel

Falar de inteligência artificial na saúde é citar tarefas que se tornaram cada vez mais rápidas e assertivas, como prevenção de doenças e diagnósticos precoces e precisos, orientação personalizada de tratamentos, coleta e análise de dados dos pacientes, triagens inteligentes e muito mais. Muito ainda pode ser debatido sobre os novos processos de inovação na área e unir ainda mais médicos, empresas e novas soluções. Para debater o assunto, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) organiza, com o apoio da Intel – empresa associada da Aberje, o Hackmed Conference & Health Hackathon, conferência sobre empreendedorismo, liderança e inovação, com foco especial na área de saúde, com participação de grandes nomes nacionais e internacionais. O evento acontece dia 31 de janeiro, no Centro de Convenções Rebouças, no Hospital das Clínicas, em São Paulo.

O Hackmed Conference, que acontece pela primeira vez no Brasil, foi inspirado no MIT Hacking Medicine, grupo fundado em 2011 pelo professor da faculdade de negócios do MIT, Zen Chu, com o objetivo de acelerar e impulsionar o empreendedorismo e a inovação em saúde. A ideia de fazer um evento similar foi do estudante da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e intercambista da Harvard Medical School, Cauê Gasparotto Bueno. “Lembro que, enquanto assistia Zen Chu da plateia, só uma coisa passava pela minha cabeça: como seria importante ter algo assim no Brasil. Depois da palestra, fui convidado a conhecer o time no MIT para aprender mais sobre o processo, me envolver nas atividades de grupo e poder transportar toda essa bagagem para o nosso país”, conta o Fundador e Co-diretor do Hackmed.  

Realizar um evento como esse é discutir o que pode ser melhorado no âmbito da saúde no Brasil, assim como trazer discussões e temas relevantes para a área e trabalhar soluções criativas para impactar nesse ecossistema tão importante. “A inteligência artificial está presente em todas as áreas e não seria diferente na medicina. Hoje temos desde diagnósticos, análise de dados mais precisos, como soluções de analytics do varejo sendo adaptadas e implementadas na saúde, até projetos de inteligência artificial em hospitais. A Intel, referência em tecnologia mundial, está presente nisso desenvolvendo soluções inovadoras, estimulando o conhecimento e o empreendedorismo, ajudando a pensar o futuro e fomentando o ecossistema. Eventos como esse são fundamentais para construir uma nova realidade dentro da área de saúde”, revela Gisselle Ruiz Lanza, diretora da Intel Brasil.  

Entre os temas que serão abordados no evento estão Visão do Futuro, Empreendedorismo e Inovação; Como a Inteligência Artificial pode mudar o futuro da Medicina; MIT Hacking Medicine Presentation; Inteligência Artificial e Inovação em pesquisa científica; Robôs: o que esperar deles no futuro da Medicina; Stanford Biodesign: inovação pode ser aprendida?; Conexão academia-indústria e o desenvolvimento de inovação em saúde; Como algoritmos de predição estão auxiliando na evolução da Medicina; e Telemedicina na saúde 5.0: criando um sistema humanizado e conectado, além de apresentação de cases, como VMWARE e Dell. “Quero trazer um olhar mais amplo para o cuidado em saúde, colocar dentro deste cenário pessoas que hoje não fazem parte do processo, dar voz para quem enfrenta os problemas (‘os nossos pacientes’) e, assim, unir pessoas que jamais colaboraram na forma como o sistema está organizado hoje e permitir que elas se unam para solucionar o problema não só de um, mas de milhares de pacientes”, justifica Bueno, que participará da abertura do evento.  

Além de discutir temas relevantes ligados à saúde, o Hackmed também trabalhará soluções criativas para impactar essa área tão importante com o Health Hackathon, uma competição gratuita dentro de um ecossistema de inovação que se propõe identificar problemas e gerar soluções criativas, propiciando o surgimento de startups, inspirada na metodologia desenvolvida no MIT. Ela acontece de 31 de janeiro a 2 de fevereiro, no InRad, no Hospital das Clínicas, em São Paulo. Serão premiadas as soluções mais inovadoras para os problemas identificados. As inscrições também podem ser feitas no site www.hackmed.com.br.  

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *