Sabesp é reconhecida novamente pela CGU como Empresa Pró-Ética 2020-2021
Companhia adota medidas de integridade, promovendo um ambiente de trabalho ético e livre de corrupção
No dia 7 de dezembro, em Brasília, a Sabesp se consolidou como uma empresa modelo de governança e de combate à corrupção ao figurar por mais um ano na lista de empresas Pró-Ética 2020-2021. A iniciativa da Controladoria Geral da União (CGU) em parceria com o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social incentiva as empresas a adotarem, de forma voluntária, medidas de integridade, mostrando-se comprometidas em prevenir, detectar e remediar atos de corrupção e fraude. O evento chega à sua 10ª edição este ano.
A premiação foi recebida pelo superintendente de Gestão de Riscos e Conformidade da Sabesp, Michael Breslin, e pelo gerente do Departamento de Conformidade, André Carillo.
“É muito gratificante perceber a evolução da governança corporativa e as ações de prevenção à corrupção na Sabesp. Aumentamos 20% a nossa pontuação no Pró-Ética. E não se trata de uma autoavaliação, mas de uma avaliação externa conduzida pelo Controladoria Geral da União. Todos os colaboradores da Sabesp estão de parabéns e devem se orgulhar por fazer parte dessa conquista. Os meus sinceros agradecimentos e felicitações”, disse Michael Breslin.
A Companhia demonstrou as diversas ações preventivas para combater a fraude e corrupção, atualmente realizadas pelas diretorias e áreas da Sabesp. Dentre elas destacam-se treinamentos de colaboradores e dirigentes; mapeamento e monitoramento de riscos e controles dos processos sensíveis ao tema, entre outras.
“Mais uma vez a Sabesp é destaque na questão da ética empresarial e esse fato com certeza se deve ao nosso Programa de Integridade e à nossa boa governança. Estão de parabéns todos os nossos colaboradores, porque a Sabesp é reconhecida pela sociedade como uma empresa que tem uma inegável postura ética”, afirmou o diretor-presidente da Sabesp, Benedito Braga.
Essas ações fazem parte do Programa de Integridade da Sabesp, criado em 2015, que consiste em um conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, monitoramento e incentivo à denúncia de irregularidades e na aplicação efetiva do Código de Conduta e Integridade e das políticas e diretrizes que tenham por objetivo prevenir fraudes e corrupção, proporcionando um ambiente de trabalho mais transparente e ético.
“Parabenizo todas as empresas e os representantes pelo esforço de vocês. Sabemos que vir nesse momento, receber o prêmio, ele é relativamente simples, mas passar por todos esforço e toda adaptação da empresa, não é fácil. É um investimento pesado. Eu tenho certeza que vocês merecem, pois é uma avaliação muito rígida e tê-los aqui e sabermos que estamos evoluindo como país é sensacional”, disse o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner de Campos.
A edição 2020-2021 do Empresa Pró-Ética contou com a participação de 246 empresas de todos os portes e de diversos ramos de atuação. Após o processo de avaliação, 67 empresas foram aprovadas e reconhecidas como Empresa Pró-Ética 2020-2021, e a Sabesp faz parte desse seleto grupo, cuja avaliação levou em consideração Comprometimento da Alta Direção e Compromisso com a Ética; Políticas e Procedimentos; Comunicação e Treinamento; Canais de Denúncia e Remediação; Análise de Risco e Monitoramento; e Transparência e Responsabilidade Social.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Comitê de Gestão da Comunicação e Reputação Corporativas discute fake news e seu impacto na reputação das organizações
- Lições da Comunicação nos Jogos Olímpicos de 2024
- Masterclass com Raí marca lançamento do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados
- Comitê Aberje de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora aborda liderança na comunicação interna
- Raí fará masterclass para primeira turma do Mestrado Profissional em parceria da Aberje com FGV e Fundação Itaú
ARTIGOS E COLUNAS
Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativaMarcos Santos O centenário de uma marcaAdriana Toledo A era das collabs: por que parcerias criativas dominam o mercadoAgnaldo Brito O papel estratégico da Comunicação Corporativa no segmento de infraestruturaCarlos Parente Pecar em segredo: reflexões sobre crises e redes sociais