Rhodia e Evoluir lançam Projeto Tinkering para formar professores da rede pública em ”educação mão na massa”
Aprender colocando a mão na massa: essa é a missão do projeto Tinkering, que está chegando a Itatiba, na região metropolitana de Campinas, para formar 80 educadores da rede pública de ensino, com o objetivo de desenvolver uma maneira mais livre, criativa e colaborativa de aprendizado dos estudantes com o uso de ferramentas ludopedagógicas.
O Tinkering é um projeto realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, tem patrocínio da Rhodia, empresa do Grupo Solvay, e é executado pela Evoluir em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Itatiba.
A primeira etapa das atividades teve início com um encontro virtual de acolhimento tecnológico aos professores, seguido da entrega das caixas, chamadas de T-Box, aos participantes do projeto.
As T-Box são recheadas de materiais, divididos nas categorias “eletrônicos”, “ferramental” e “estrutural” e podem ser usados para uma infinidade de experiências pedagógicas criativas.
Entre os “eletrônicos”, há suportes de baterias e pilhas, LEDS e motores. Já entre as ferramentas, há alicate, chaves philips, chave de fenda, trena, entre outros. Os “estruturais” têm palitos de madeira, canudos de papel, arames, barbantes e outros acessórios. Junto à caixa, os professores recebem manuais e tutoriais.
Como funciona – O projeto Tinkering é dividido em 5 principais etapas – encontro virtual com acolhida tecnológica, entrega das caixas, metodologia mão na massa, e a formação final prevista para acontecer em novembro. Todo o processo foi adaptado para o ambiente online, por conta da quarentena provocada pela pandemia do novo coronavírus.
Através da experiência, as turmas de professores aprendem, num total de 23 horas de formação, todos os passos do método Steam (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) – Metodologia de ensino americana que busca integrar conhecimentos de artes, ciências, tecnologia, engenharia e matemática para preparar os alunos para os desafios futuros como cidadão.
No Tinkering essa técnica é chamada de CDF (Conheça, Desenhe e Faça), uma nova abordagem do Steam que trabalha a curiosidade, a pesquisa e a mão na massa.
Durante os workshops de treinamento dos professores, os facilitadores da Evoluir apresentam na teoria e na prática os principais passos para trabalhar com o Tinkering nas escolas, tendo como material de apoio o guia Tinkering – Experiência Criativa e a plataforma Tinker Lab, que orientam o educador a encontrar caminhos para uma experiência fascinante de aprendizado.
Aprendizagem – A proposta de aprendizagem oferecida pelo Tinkering promove concretude ao aprendizado e está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresentada pelo Ministério da Educação (MEC). Em especial porque essas abordagens consideram a aprendizagem de forma mais ampla e transversal – incluindo aspectos como a aprendizagem socioemocional – definindo um conjunto de competências gerais que devem ser desenvolvidas de forma integrada aos componentes curriculares ao longo de toda a Educação Básica.
“A “cultura maker” tem conquistado cada vez mais destaque entre as tendências pedagógicas contemporâneas, uma vez que sua prática transforma ferramentas digitais e analógicas em contexto, linguagens e oportunidades. Além da abordagem lúdica, o projeto também visa o aprendizado socioemocional. Nós acreditamos, de fato, que estamos influenciando positivamente com uma aprendizagem mais rica, viva, com mais tecnologia e alegria”, afirma o coordenador de projetos educacionais da Evoluir, Saulo Silva.
Segundo Odete Duarte, Diretora de Comunicação do Grupo Solvay na América Latina, a empresa, ao longo de sua trajetória no Brasil, tem apoiado diversos projetos ligados à educação e cidadania. “O projeto Tinkering, ao aliar educação, arte, ciência e tecnologia está em linha com o propósito do Grupo Solvay que é unir pessoas, ideias e elementos para reinventar o progresso. Acreditamos que apoiar o desenvolvimento das comunidades por meio de projetos voltados à educação é a base para garantir um futuro melhor para todos”, disse Odete Duarte.
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