Rhodia cria selo comemorativo de 100 anos no Brasil
A Rhodia, empresa do Grupo Solvay e associada da Aberje, criou um selo comemorativo para celebrar os seus 100 anos de atividades no Brasil. A peça, que representa a integração profunda da empresa com o Brasil, está em todos os materiais de comunicação definidos pela empresa para contar a sua trajetória de sucesso no País, desde que se instalou em Santo André (SP), em dezembro de 1919.
A comunicação é voltada aos seus públicos de relacionamento com o objetivo de mostrar as principais características da Rhodia: pioneirismo, inovação e integração com as comunidades onde tem presença industrial e comercial.
Cine Rhodia – Um dos destaques da comunicação da empresa é a série de sessões de cinema itinerante – o Cine Rhodia – que está sendo realizada durante o mês de agosto nas cidades onde a empresa mantém operações industriais e será repetida em novembro próximo.
O Cine Rhodia é destinado aos estudantes do ensino público, mas todos em todos dias há uma sessão aberta ao público. A cidade de Santo André, onde a Rhodia iniciou suas atividades, foi a primeira a receber o Cine Rhodia. O projeto atende também as cidades de Taboão da Serra e Itatiba e será finalizado em Paulínia com a última sessão prevista para o dia 30 de agosto.
O cinema móvel foi montado em um caminhão no estilo ‘transformers’. Com uma infra- estrutura completa, ao chegar no local de destino, as laterais do caminhão se expandem, transformando-o em uma verdadeira sala de cinema, com telão, climatização, poltronas para acomodar até 91 pessoas por sessão. Além disso, as mídias são adaptadas para que portadores de deficiência visual ou auditiva também possam participar da programação.
Mostra Sustentável – Outra ação relevante é o patrocínio da Mostra Sustentável, um projeto de arquitetura e paisagismo, arte e design de interiores, gastronomia e educação, que é realizado anualmente em benefício de uma instituição privada, sem fins lucrativos, com forte impacto social e reconhecida gestão.
Em 2019, a instituição escolhida é a Fundação Síndrome de Down, em Barão Geraldo, em Campinas, próximo ao conjunto industrial da Rhodia, em Paulínia. Os ambientes decorados e em exposição durante a Mostra – que será realizada em setembro e outubro – são projetados com a inclusão de técnicas, conceitos e produtos sustentáveis.
Além de patrocinar o evento, a Rhodia e alguns dos seus clientes estão construindo no local uma biblioteca, utilizando materiais sustentáveis, como o sistema construtivo em woody frame, e que será deixada como legado para o público atendido pela Fundação e para a população da comunidade em geral. Será a primeira biblioteca pública construída pelo setor privado na região de Campinas. E a única biblioteca da América do Sul erguida a partir desse sistema construtivo que utiliza madeira tratada industrialmente.
A empresa também está apoiando uma série de eventos ligados à inovação e à química sustentável – dois pilares da estratégia de crescimento da Rhodia nestes 100 anos de atividades do Brasil e que continuarão a ser aplicados no futuro.
Valorização das comunidades – A Rhodia tem uma história relevante no processo de industrialização do País, a partir do ABC paulista. “Temos muito orgulho de nossa história e mantemos o nosso propósito de continuar a produzir a química sustentável, que vai assegurar um planeta melhor para as gerações futuras”, assinala Odete Duarte, Diretora de Comunicação Corporativa do Grupo Solvay na América Latina.
A empresa sempre acreditou – e continua acreditando – na capacidade de crescimento do Brasil, por meio de investimentos em fábricas, no desenvolvimento de tecnologias e produtos inovadores e no potencial dos seus funcionários e parceiros.
“O nosso legado é referência que usamos para continuar crescendo no País”, acrescenta Odete Duarte. A Rhodia, desde 2011, pertence ao Grupo Solvay, uma das maiores companhias internacionais dos setores de materiais avançados e de produtos químicos, fortemente engajada em Sustentabilidade.
Destaques
- Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações
- Websérie destaca os protagonistas da comunicação com stakeholders
- Os desafios permanentes da comunicação na mineração e da reparação em Mariana
- Apresentação da pesquisa realizada pela Aberje e Cortex revela desafios e avanços na adoção de IA e dados
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre O perigo do charme eleitoral e a urgente necessidade do senso crítico nas urnasGiovanni Nobile Dias “Em tempos de disseminação de desinformação, o papel do comunicador responsável e transparente nunca foi tão importante”Paulo Nassar A Importância do Associativismo: 57 Anos de Compromisso da Aberje com a Comunicação EmpresarialElizeo Karkoski Liderança Influenciadora: o que já era tendência fica ainda mais forteLuiz Valloto 10 aprendizados do CONAREC 2024: sustentabilidade, engajamento do cliente e o poder da comunicação