Retrospectiva Aberje 2017: Comunicadores com maior capacidade de gestão e comunicação pública mais republicana
O ano de 2017 foi distinto em muitos aspectos: do agravamento na disseminação de boatos e notícias falsas; das denúncias tornadas públicas sobre assédio, racismo e outras formas de discriminação; das surpresas no cenário geopolítico internacional; da relativa estabilização na economia, ao mesmo tempo em que a política nacional continua com alta instabilidade. Para as organizações, são cada vez mais complexos os desafios que afetam a comunicação e os negócios de forma geral.
Nesse cenário, a Aberje incentivou o debate público dos principais temas que impactam a vida das organizações, e apostou na formação e na vanguarda da área. Não por acaso, o tema do ano foi “A força da comunicação para o desenvolvimento com integridade”.
Neste ano, destaca-se a parceria da associação com a revista Época, que gerou um ciclo de debates sobre jornalismo, pós-verdade e eleições. Com o JOTA, a Aberje iniciou uma parceria que incentiva a discussão sobre relações governamentais e lobby, com o projeto Às Claras. Além disso, a associação continuou a parceria com o jornal Valor Econômico, que há 10 anos produz a publicação Valor Setorial sobre Comunicação Corporativa.
O ano também marcou o início das comemorações dos 50 anos da Aberje, celebrado no dia 8 de outubro. As duas edições da Revista CE – Comunicação Empresarial, números 100 e 101, trouxeram reflexões, respectivamente, sobre os últimos e os próximos 50 anos do setor. Já a cerimônia do 43º Prêmio Aberje celebrou simultaneamente o cinquentenário da Aberje, em uma grande festa na Sala São Paulo. O projeto Aberje 50 Anos teve patrocínio master da Petrobras, patrocínios da Bayer, Itaú e McDonald’s, parceria estratégica da Votorantim Cimentos e apoio da GM, Latam Airlines e Rhodia.
Na formação dos profissionais, em 2017 foram realizados mais de 100 cursos e eventos, incluindo cursos in company customizados, a segunda edição do Programa Avançado em Comunicação Digital, a estreia do Programa Avançado em Comunicação Interna e a formatura da 17ª turma do MBA Aberje/ESEG em Gestão da Comunicação Empresarial.
Em conteúdo, foram lançados quatro títulos pela Aberje Editorial; cinco pesquisas, entre elas o estudo “Legado das Olimpíadas Rio 2016”, realizado em conjunto com a Universidade de Liverpool (Inglaterra); e mais de 100 atendimentos pelo Centro de Memória e Referência da Aberje.
Expandindo a representação nacional, a Aberje consolidou a atuação em 11 Capítulos Regionais, que realizaram diversos encontros locais. Já na atuação internacional, a associação esteve presente em conferências de múltiplas instituições parceiras, tais como a Global Alliance for PR and Communications Management, a Arthur Page Society e a Fundacom.
Para o público jovem, destaca-se o 8º Prêmio Universitário Aberje (PUA), que teve patrocínio da Sabesp e propôs o desafio sobre “O custo da água e o real valor deste recurso para a sociedade”. Já para as lideranças do setor, a Aberje consolidou o LiderCom, instância da associação que reúne os altos dirigentes da comunicação corporativa. O grupo promoveu, entre as atividades do ano, bate-papos sobre reputação com os responsáveis pela recuperação da Odebrecht e visitas ao Facebook e aos bastidores do McDonald’s.
Destaques
- Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações
- Websérie destaca os protagonistas da comunicação com stakeholders
- Os desafios permanentes da comunicação na mineração e da reparação em Mariana
- Apresentação da pesquisa realizada pela Aberje e Cortex revela desafios e avanços na adoção de IA e dados
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre O perigo do charme eleitoral e a urgente necessidade do senso crítico nas urnasGiovanni Nobile Dias “Em tempos de disseminação de desinformação, o papel do comunicador responsável e transparente nunca foi tão importante”Paulo Nassar A Importância do Associativismo: 57 Anos de Compromisso da Aberje com a Comunicação EmpresarialElizeo Karkoski Liderança Influenciadora: o que já era tendência fica ainda mais forteLuiz Valloto 10 aprendizados do CONAREC 2024: sustentabilidade, engajamento do cliente e o poder da comunicação