20 de dezembro de 2017

Retrospectiva Aberje 2017: Comunicadores com maior capacidade de gestão e comunicação pública mais republicana

O ano de 2017 foi distinto em muitos aspectos: do agravamento na disseminação de boatos e notícias falsas; das denúncias tornadas públicas sobre assédio, racismo e outras formas de discriminação; das surpresas no cenário geopolítico internacional; da relativa estabilização na economia, ao mesmo tempo em que a política nacional continua com alta instabilidade. Para as organizações, são cada vez mais complexos os desafios que afetam a comunicação e os negócios de forma geral.

Nesse cenário, a Aberje incentivou o debate público dos principais temas que impactam a vida das organizações, e apostou na formação e na vanguarda da área. Não por acaso, o tema do ano foi “A força da comunicação para o desenvolvimento com integridade”.

Neste ano, destaca-se a parceria da associação com a revista Época, que gerou um ciclo de debates sobre jornalismo, pós-verdade e eleições. Com o JOTA, a Aberje iniciou uma parceria que incentiva a discussão sobre relações governamentais e lobby, com o projeto Às Claras. Além disso, a associação continuou a parceria com o jornal Valor Econômico, que há 10 anos produz a publicação Valor Setorial sobre Comunicação Corporativa.

Segundo encontro do Ciclo de Debates Aberje-Época, em São Paulo, no dia 17 de Outubro
Segundo encontro do Ciclo de Debates Aberje-Época, em São Paulo

O ano também marcou o início das comemorações dos 50 anos da Aberje, celebrado no dia 8 de outubro. As duas edições da Revista CE – Comunicação Empresarial, números 100 e 101, trouxeram reflexões, respectivamente, sobre os últimos e os próximos 50 anos do setor.  Já a cerimônia do 43º Prêmio Aberje celebrou simultaneamente o cinquentenário da Aberje, em uma grande festa na Sala São Paulo. O projeto Aberje 50 Anos teve patrocínio master da Petrobras, patrocínios da Bayer, Itaú e McDonald’s, parceria estratégica da Votorantim Cimentos e apoio da GM, Latam Airlines e Rhodia.

Os dez Comunicadores do Ano (Foto: João José Carniel e Tati Nolla)
Prêmio Aberje 2017 (Foto: João José Carniel e Tati Nolla)

Na formação dos profissionais, em 2017 foram realizados mais de 100 cursos e eventos, incluindo cursos in company customizados, a segunda edição do Programa Avançado em Comunicação Digital, a estreia do Programa Avançado em Comunicação Interna e a formatura da 17ª turma do MBA Aberje/ESEG em Gestão da Comunicação Empresarial.

Em conteúdo, foram lançados quatro títulos pela Aberje Editorial; cinco pesquisas, entre elas o estudo “Legado das Olimpíadas Rio 2016”, realizado em conjunto com a Universidade de Liverpool (Inglaterra); e mais de 100 atendimentos pelo Centro de Memória e Referência da Aberje.

Expandindo a representação nacional, a Aberje consolidou a atuação em 11 Capítulos Regionais, que realizaram diversos encontros locais. Já na atuação internacional, a associação esteve presente em conferências de múltiplas instituições parceiras, tais como a Global Alliance for PR and Communications Management, a Arthur Page Society e a Fundacom.

Para o público jovem, destaca-se o 8º Prêmio Universitário Aberje (PUA), que teve patrocínio da Sabesp e propôs o desafio sobre “O custo da água e o real valor deste recurso para a sociedade”. Já para as lideranças do setor, a Aberje consolidou o LiderCom, instância da associação que reúne os altos dirigentes da comunicação corporativa. O grupo promoveu, entre as atividades do ano, bate-papos sobre reputação com os responsáveis pela recuperação da Odebrecht e visitas ao Facebook e aos bastidores do McDonald’s.

Olga Pontes, Hamilton dos Santos e Marcelo Lyra, no Lidercom CEOs da Aberje
Olga Pontes, responsável por conformidade na Odebrecht; Hamilton dos Santos, diretor-geral da Aberje; e Marcelo Lyra, diretor de Comunicação da Odebrecht no encontro do LiderCom 
  • COMPARTILHAR: