Rede Brasil do Pacto Global e Unibes Cultural reúnem especialistas para discutir os efeitos da crise climática sobre a água
Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Rede Brasil do Pacto Global, em parceria com a Unibes Cultural e com o patrocínio do Instituto Carlos Roberto Hansen e a empresa Tigre pelo segundo ano, realizam o evento “Água e mudanças climáticas: desafios para um futuro sustentável”. Especialistas, profissionais, tomadores de decisão e empresas de vários setores reunem-se no dia 24 de março, na sede da Unibes Cultural, para estimular o pensamento inovador e discutir soluções para desafios relacionados aos efeitos da crise climática sobre os recursos hídricos no Brasil. A Aberje coordena a Comissão de Engajamento e Comunicação do Pacto Global, integrada por vários associados.
O encontro abordará os conflitos relacionados ao uso múltiplo da água; desafios e oportunidades para criação de ações coletiva de acesso à água e saneamento; resiliência climática e segurança hídrica, entre outros temas. Representantes de entidades como a Agência Nacional de Águas (ANA), a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), Instituto Trata Brasil, The Nature Conservancy (TNC), 2030 Water Resources Group (Banco Mundial), entre outros, participam compartilhando cases e debatendo informações e dados relevantes.
O grande destaque será o lançamento no Brasil do Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (The United Nations World Water Development Report – WWDR), com a presença do oficial de meio ambiente e água da Unesco, Glauco Kimura. O documento, que neste ano também aborda a relação entre água e clima, será apresentado no país lodo após o lançamento global oficial, que será dia 23 de março, na sede da UNESCO em Paris.
O Dia Mundial da Água é celebrado anualmente, desde 1993, em 22 de março. Em 2020, a urgência relacionada ao clima fez com que a ONU escolhesse “Água e Mudanças Climáticas” como o tema oficial da data. O ciclo da água está diretamente ligado ao clima – mudanças que alterem o regime de chuvas podem provocar o aumento da ocorrência de eventos hidrológicos extremos, como inundações e longos períodos de seca. Esses eventos afetam a oferta de água, ameaçando o suprimento de recursos hídricos para todos e impactam na biodiversidade dos ecossistemas.
O evento organizado pela Rede Brasil do Pacto Global em parceria com a Unibes Cultural contará com dois espaços de palestras simultâneos, um no espaço do Teatro da UNIBES onde ocorrerão painéis de alto nível com representantes de entidades como a Agência Nacional de Água (ANA) e um no espaço do auditório, onde ocorrerão Water Talks, no formato mais informal e interativo, com duração de 30 minutos com palestrantes de diversas ONGs e outras instituições que contarão um pouco sobre as iniciativas que vêm desenvolvendo no país.”A preservação dos ecossistemas da água é de alta relevância para o desenvolvimento social, cultural e econômico. Nesse sentido, temos o compromisso de compartilhar os avanços do setor, desafios e próximos passos com o objetivo de entender o panorama e trabalhar em iniciativas empresariais que incluam processos cada vez mais sustentáveis”, conta Carlos Pereira, Diretor Executivo do Pacto Global.
“A sustentabilidade é um dos eixos da Unibes Cultural. Temos diversas atividades ao longo do ano que engajam o público em seu papel como atores responsáveis e conscientes com o meio ambiente. Sem dúvida, é um evento importante para nós porque reflete o compromisso que temos como indivíduos e empresas em melhorar nossas práticas diárias com a água” Assegura Bruno Assami, Diretor Executivo da Unibes Cultural.
“Águas e mudanças climáticas” será realizado no dia 24 de março na Unibes Cultural, entre 9h e 18h. Confira a programação completa aqui.
Serviço
Lugar: Unibes Cultural, Rua
Oscar Freire 2.500.
Data: 24 de março de 2020
Horário: A partir das 9hrs.
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Hamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025