Rede Aberje na COP30: Vibra e Ypê levam experiências e compromissos de sustentabilidade a Belém

Até o dia 21 de novembro, a COP30 reúne em Belém lideranças globais para debater caminhos concretos de enfrentamento à crise climática. Entre as empresas brasileiras que participarão do evento estão a Vibra Energia e a Ypê, associadas da Aberje, que apresentarão iniciativas voltadas à inovação, sustentabilidade e transição para uma economia de baixo carbono, reforçando o papel do setor empresarial brasileiro na agenda climática global.
A Vibra apresentará a “Loja de Inconveniência”, uma instalação imersiva que convida o público a refletir sobre os dilemas da conveniência e das escolhas de consumo em um mundo em transição energética. A ação busca provocar reflexão sobre o impacto das decisões cotidianas na construção de um futuro mais sustentável.
Para Ernesto Pousada, CEO da Vibra, a iniciativa reflete o movimento de transformação da companhia: “A Vibra está se transformando em uma empresa de energia completa, diversificada e pronta para contribuir com a transição energética do país”. Além da experiência, a empresa participará de painéis e encontros sobre o avanço das fontes renováveis e o fortalecimento da economia verde no Brasil.
A Ypê, por sua vez, levará à COP30 sua experiência em práticas empresariais sustentáveis, com foco em biodiversidade, economia circular e consumo consciente. A empresa participará de debates sobre inovação e desenvolvimento sustentável, reforçando a importância da atuação do setor privado na preservação ambiental. No dia 11, o CEO da companhia, Waldir Beira Júnior, esteve em um painel realizado na Green Zone pelo Movimento +Água do Pacto Global da ONU, do qual a Ypê é embaixadora. O tema central foi a discussão sobre as agendas de Água e Economia Circular.
“A sustentabilidade é um compromisso que faz parte da nossa história e está presente em todas as nossas decisões”, destacou Waldir Beira Júnior. A participação da companhia na conferência reforça suas metas de reduzir emissões, ampliar o uso de matérias-primas de fontes renováveis e investir em soluções que integrem eficiência produtiva e responsabilidade ambiental.
A presença da Ypê em Belém é parte das comemorações pelos 75 anos da empresa, celebrados na última semana com o lançamento da nova campanha institucional “Plante o futuro com a gente!” e na ampliação de seus compromissos ambientais. A campanha convida os brasileiros a fazer parte de uma transformação concreta: a cada Amaciante Concentrado Green Ypê vendido, uma árvore será plantada em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica.
Anote na agenda
Loja de Inconveniência
Horário: das 12h às 21h
Endereço: Casa Brasil Belém 2025 – Praça Waldemar Henrique, próximo às Docas de Belém
Entrada Gratuita
Resgate gratuitamente o seu ingresso para a Casa Brasil neste link
ARTIGOS E COLUNAS
Vívian Rio Stella O desafio de comunicar e desmistificar um setor: memória, experiência e o aprendizado no Museu da CortiçaCarlos Parente Educação, comunicação, Bernardinho e como tudo transformaElizeo Karkoski (Des)Tendências para a Comunicação Interna em 2026
Destaques
- Encontro da rede Aberje reúne CCO global da CNH e líderes de comunicação
- Aberje e VLI promovem palestra sobre mediação de conflitos em BH
- Brasilidade em alta: identidade nacional vira ativo na comunicação das empresas
Notícias do Mercado
- AND, Trends 2026 aponta avanço no uso de dados e desafios de integração na comunicação
- LATAM e Volkswagen ampliam presença em festivais e reforçam cultura como plataforma de comunicação
- Textual amplia atuação em ESG e reforça estratégia com a DiversaCom





























