Merco lança ranking das 100 Empresas mais Responsáveis do Brasil
Na 8ª edição o ranking evolui para Merco Responsabilidade ESG (Environmental, Social and Governance) para adaptar-se a uma medição mais abrangente de sustentabilidade
A Merco fará o lançamento do Ranking das Empresas mais Responsáveis em ESG do país, em um webinar que será realizado das 11h às 12h do dia 29 de junho O evento terá a apresentação dos principais resultados do Brasil pelo CEO Global da Merco, José María San Segundo e a divulgação das 100 Empresas mais Responsáveis ESG Brasil 2021, e também o top 25 do ranking nas três variáveis, E – meio Ambiente, S – âmbito interno, clientes e sociedade e G – ética e governança, pela CEO da Merco no Brasil, Lylian Brandão.
A pesquisa de campo do Ranking Merco Responsabilidade ESG no Brasil ocorreu entre julho 2021 e abril de 2022. Esta oitava edição deu um salto nos indicadores para uma medição mais abrangente da sustentabilidade empresarial, resultando em um novo Merco Responsabilidade ESG, pelas siglas Environmental (E), Social (S) e Governance (G). Esta mudança metodológica na estrutura de recompilação e análise inclui cinco avaliações com 14 diferentes fontes de informação, num total de 2.311 entrevistas.
A metodologia parte de entrevista com membros da alta direção de empresas com faturamento superior a US$ 40 milhões, que apontam 10 companhias com melhor Responsabilidade ESG. A partir dessa primeira listagem, são feitas entrevistas com diversos outros grupos, incluindo especialistas em responsabilidade social corporativa, analistas financeiros, ONGs, sindicatos, associações de consumidores, jornalistas de informação econômica, representantes do governo e gestores de mídias sociais.
Uma das principais novidades metodológicas nesta oitava edição do ranking é a inclusão de Merco Sociedade, o monitor que mede a reputação da perspectiva cidadã. Este indicador integra o “ser ético” com o “fazer responsável”, enfatizando a legitimidade social, a licença social e a plausibilidade social. Em complemento, são consideradas as avaliações de Merco Digital ou seja, a “conversação” gerada nos meios digitais, influenciadores e usuários, além dos indicadores objetivos respondidos pelas próprias empresas. A metodologia completa está disponível no site www.merco.info.
De acordo com Lylian Brandão, CEO da Merco Brasil, adequar a metodologia às necessidades corporativas atuais reforça a Merco como uma ferramenta de ajuda estratégica de tomada de decisão para as empresas. “Ao reconhecer as empresas mais responsáveis estamos valorizando as companhias mais comprometidas com o meio ambiente, com a sociedade, com seus talentos, sua ética e governança. O comportamento corporativo exige uma atitude sustentável e nossa medição avalia as empresas mais responsáveis nos âmbitos do ESG: meio ambiente, social e governança”, enfatiza Lylian.
Destaques
- Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações
- Websérie destaca os protagonistas da comunicação com stakeholders
- Os desafios permanentes da comunicação na mineração e da reparação em Mariana
- Apresentação da pesquisa realizada pela Aberje e Cortex revela desafios e avanços na adoção de IA e dados
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Comunicação, tecnologia e comportamento: um desenho rasurado na prancheta do artistaLuis Alcubierre O perigo do charme eleitoral e a urgente necessidade do senso crítico nas urnasGiovanni Nobile Dias “Em tempos de disseminação de desinformação, o papel do comunicador responsável e transparente nunca foi tão importante”Paulo Nassar A Importância do Associativismo: 57 Anos de Compromisso da Aberje com a Comunicação EmpresarialElizeo Karkoski Liderança Influenciadora: o que já era tendência fica ainda mais forte