04 de outubro de 2021

Projeto para empregabilidade de mulheres lançado pela TIM já reúne 40 empresas

Movimento liderado pela operadora recebeu 30 novas adesões; app Mulheres Positivas já oferece mais de cem cursos e vagas para diferentes perfis profissionais

O movimento da TIM para ampliar o acesso das brasileiras ao mercado de trabalho está prestes a completar três meses com novas adesões. A iniciativa começou com nove empresas, além da operadora, e agora chega a 40. O grupo reúne nomes como Aon, Baker Hughes, Bradesco, Dell Technologies, Energisa, Grupo Hope, Huawei, Kroton, Nokia e XP Investimentos em torno do aplicativo Mulheres Positivas, que já conta com mais de cem cursos de capacitação gratuitos, além de oferta de vagas para variados perfis e em diferentes regiões do país.

Para que mais pessoas possam conhecer e aproveitar os benefícios do projeto, a TIM lançará, em breve, uma ampla estratégia de comunicação para estimular o download do app.

“Pesquisas recentes mostram que a pandemia acentuou as desigualdades sociais e de gênero. O Brasil registrou uma taxa de desemprego recorde entre as mulheres, alcançando quase 18%. Mobilizamos grandes companhias, em diferentes setores, que entenderam a urgência dessa iniciativa concreta de inclusão e transformação social e atuarão conosco em ações de empregabilidade, capacitação e desenvolvimento profissional de mulheres”, comenta Maria Antonietta Russo, vice-presidente de Recursos Humanos da TIM.

O indicador mencionado pela executiva aparece na mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE. Para efeitos de comparação, a taxa de desemprego entre homens é de 12,2%. O mesmo levantamento mostrou que a participação das mulheres na força de trabalho do Brasil ficou em 45,8% em 2020 — o nível mais baixo desde 1990.

Cursos, vagas e mentoria para mulheres

Lançado em julho em parceria com Accenture, Adidas, Enel, Generali, Microsoft, Oracle, Pirelli, Stellantis e Via, o projeto tem o aplicativo Mulheres Positivas, criado pela empresária Fabi Saad, como plataforma digital para apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres.

Além da divulgação de vagas de trabalho, o app traz cursos de capacitação oferecidos pelas companhias participantes. Tudo gratuito para toda a sociedade e clientes TIM navegam na plataforma sem consumir seu pacote de dados.

A iniciativa contempla ainda um programa de mentoria intercompany, entre empresas, com duração de seis a oitos meses, focado no desenvolvimento de carreira de mulheres das companhias participantes. A primeira turma, já em andamento, conta com 66 colaboradoras selecionadas como mentoradas, que têm o acompanhamento de 33 mentores.

As sessões são realizadas de maneira cruzada, com profissionais de uma companhia sendo orientadas por líderes de outra. A coordenação é da consultoria CMI Business Transformation, liderada por Maristella Iannuzzi, executiva da área de tecnologia, especialista em diversidade e inclusão e com vários trabalhos junto à ONU Mulheres. A evolução do projeto prevê oferecer mentoria gratuita e voluntária para as mulheres da sociedade como um todo.

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