23 de agosto de 2016

Prêmio Universitário Aberje inova com lançamentos regionais

O PUA – Prêmio Universitário Aberje chega a sua 6ª edição com o tema “A indústria da mineração é mais do que o que você vê”. Estudantes de graduação de todo o Brasil podem participar com equipes de dois a cinco participantes. E recomenda-se que ao menos um integrante do grupo seja da área de Comunicação Social. Um corpo de jurados, composto por grandes profissionais da academia e do mercado, irá avaliar as melhores propostas. O grupo vencedor será premiado com R$ 10 mil. O segundo colocado receberá R$ 5 mil e o terceiro, R$ 3 mil.

Os lançamentos regionais acontecem durante o mês de Agosto, entre os dias 16 e 29, e tem como proposta mostrar o desafio para universitários do Brasil inteiro. Paulo Henrique Soares, diretor de Comunicação da Vale, afirma que esses lançamentos fora do eixo Rio-São Paulo foram uma estratégia para aproximar o PUA das regiões que têm relações com a mineração, principalmente. Os participantes já podem tirar suas dúvidas.

Lançamentos Regionais

Minas Gerais foi o primeiro estado a receber o lançamento da 6ª edição do PUA, no dia 16. Com apresentações sobre o tema e sobre o desafio, o evento contou ainda com uma roda de conversa sobre a importância da indústria da mineração com a participação de empresas membro do Comitê de Comunicação do IBRAM: Anglo American, AngloGold Ashanti, Gerdau, Kinross,  Hydro e Vale.

No dia seguinte, foi a vez do Espírito Santo, onde Paulo Henrique Soares apresentou os dilemas da indústria da mineração em se ressignificar e sobre o que se espera do desafio proposto aos universitários. Nessa edição, foi destacada a importância da presença de outros estados no Prêmio, por Letícia Lindenberg, diretora de Desenvolvimento Institucional da rede Gazeta e responsável pelo Capítulo Regional da Aberje no Espírito Santo. “Nas outras edições sempre tivemos muitos trabalhos do Rio de Janeiro e São Paulo. É a vez de mostramos os nossos trabalhos e impulsionar as inscrições aqui no Espírito Santo”, afirma Lindenberg.

Maranhão recebeu o evento no dia 18 de agosto, em São Luís. Os alunos da UFMA que ficaram em 2º lugar no PUA 2015 contaram sobre a experiência de participar do desafio para alunos de Comunicação Social da cidade. O lançamento do desafio também foi pauta no jornal local.

Em seguida, o lançamento aconteceu no Pará, no dia 19 de agosto. José Fernando Gomes, presidente do Simineral, apresentou o cenário do setor de mineração no Pará para os universitários presentes. Paulo Henrique Soares também participou do evento, conversando com os participantes sobre os desafios dos profissionais da comunicação na atualidade.

Na Bahia, o lançamento foi dividido em dois dias, 18 e 19 de agosto. Alunos de graduação das faculdades UNIFACS e UNIJORGE foram apresentados ao desafio que está por vir. O último evento de lançamento regional do PUA acontece no dia 29, no Rio de Janeiro.

Lançamento oficial – São Paulo

O lançamento oficial da 6ª edição do PUA acontece dia 24 de agosto, na sede da Aberje em São Paulo. Com a palestra magna de Vânia Bueno, sobre desenvolvimento organizacional, e a apresentação do desafio por Karla Melo, gerente de Comunicação da Vale, os participantes poderão tirar suas principais dúvidas sobre o projeto, além de participar de uma roda de conversa com Paulo Henrique Soares, diretor de Comunicação da Vale, Mariana Rosa, gerente de Comunicação da Anglo American,  Ana Cunha, gerente de Comunicação e Relacionamento com Comunidades da Kinross, Francisco de Assis Lafeta Couto, gerente de Licenciamento, Projetos Ambientais e Relacionamento Institucional da Gerdau,  Anderson Baranov, diretor de Relações Governamentais e Comunicação da Norsk Hydro e Othon de Villefort Maia, gerente de Comunicação e Relacionamento com Comunidades da AngloGold Ashanti Brasil.

Para finalizar, os participantes terão uma experiência com a realidade virtual, uma viagem em três dimensões que dá a possibilidade de visitar diferentes lugares sem sair do lugar.  Usando óculos de realidade virtual e imagens em alta resolução, é possível navegar para dentro de uma mina em tempo real. É uma oportunidade de conhecer de verdade o que é a mineração e o quanto contribui para o desenvolvimento da sociedade.

  • COMPARTILHAR: