14 de março de 2018

Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde recebe inscrições até 4 de abril

A sexta edição do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde, idealizado pela Roche em parceira com a Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-americano (FNPI), está com as inscrições abertas até o dia 04 de abril. Serão premiadas reportagens originais em espanhol ou português nas categorias Rádio e Internet, veiculadas durante o ano de 2017. A Roche é associada da Aberje.

O Prêmio já recebeu, em suas edições anteriores, cerca de 1.500 trabalhos e tem o objetivo de reconhecer a excelência e estimular a cobertura jornalística de qualidade relacionada à saúde na América Latina. As inscrições devem ser realizadas pelo site www.premiorochedejornalismo.com.

 

Os trabalhos jornalísticos precisam ter enfoque em, ao menos, um desses temas:

  • Inovação nos cuidados da saúde;
  • Biotecnologia em saúde;
  • Acesso a cuidados de saúde;
  • Investigação e desenvolvimento nos temas de saúde;
  • Regulamentação e políticas públicas de saúde;
  • Oncologia.

 

Os vencedores serão anunciados durante o Roche Press Day, fórum educativo de jornalismo científico e de saúde, organizado todos os anos pela Roche. Em 2018, o evento acontece em julho, na cidade de Cali, Colômbia. “É um orgulho para nós poder encorajar iniciativas como esta, que promovem não apenas o conhecimento sobre a área, mas também discussões sobre temas em saúde que têm impacto na nossa região e na vida das pessoas”, afirma Michelle Medeiros, diretora regional de Comunicação Corporativa da Roche América Latina.

Os ganhadores do Prêmio poderão escolher entre uma bolsa, com todos os custos pagos, para assistir a um workshop internacional da FNPI ou participar do Festival Gabo em Medellín, na Colômbia.  Além disso, haverá uma novidade nesta edição. “Pela primeira vez neste ano daremos uma menção honrosa à excelência jornalística para trabalhos relacionados com o acesso a cuidados de saúde, que é um tema crucial para a América Latina. Com isso, reconhecemos o papel dos jornalistas na difusão de uma informação de qualidade e que contribua para um panorama melhor em saúde”, conta Michelle.

Segundo Ricardo Cure, diretor-executivo da FNPI, “a sexta edição do Prêmio se concentra pela terceira vez no rádio e na internet, duas plataformas importantes na região.” Cure acrescenta ainda que o rádio segue sendo uma mídia importante nos nossos países e que o acesso à internet vem crescendo de maneira sustentável. “Essa é uma oportunidade para que os jornalistas focados em saúde possam compartilhar o conteúdo relevante, e de qualidade, que produzem na região”, diz.

 

Edições anteriores

As cinco primeiras edições do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde, entre 2013 e 2017, receberam 1.445 inscrições de trabalhos de 19 países da América Latina. Na edição de 2017, foram premiados trabalhos de TV e Impresso. As jornalistas Paz Montenegro y Magaly Messenet foram as vencedoras na categoria TV, com o trabalho “Alzheimer: música para recordar” publicado no Canal 13, do Chile. Na categoria Impresso, o brasileiro Vinícius Sassine, do jornal O Globo, foi premiado pela reportagem “Recusas da FAB impedem transplantes de 153 órgãos”.

 

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *