Precisamos ir além dos carros
![](/wp-content/uploads/2024/01/clear.gif)
Artigo traduzido de Dan Ammann, publicado no Medium, em dezembro de 2019.
Imagine se alguém inventasse um novo sistema de transporte e dissesse: “Eu projetei uma nova maneira de se locomover: é alimentado por combustíveis fósseis que poluirão nosso ar. Congestionará nossas cidades a ponto de provocar ira em seus usuários. Seus operadores humanos estarão sujeitos a falhas, matando 40.000 americanos – e mais de um milhão de pessoas em todo o mundo – todos os anos. Na maioria das vezes, o equipamento fica sem uso, ocupando imóveis de primeira linha e aumentando os custos de moradia. Se você é jovem, velho ou vive com uma deficiência, não pode usá-lo. E para quem puder, o privilégio custará 9000 dólares por ano e consumirá dois anos de sua vida”.
Você diria: “Você é louco”. E, no entanto, aqui estamos, vivendo em um estado de dissonância cognitiva com isso – o carro dirigido por humanos, alimentado a gasolina e ocupado por um único usuário – como nosso principal meio de transporte .
Enquanto trabalhamos para ganhar confiança nas comunidades antes do lançamento do nosso serviço autônomo, tenho passado algum tempo com os líderes da cidade, inclusive recentemente na CityLab, uma conferência anual que reúne prefeitos e outras autoridades da cidade para compartilhar as novidades urbanas. O que ouvi lá validou ainda mais minha crença de que o status quo do transporte está falido e que nossa necessidade de encontrar melhores soluções se torna mais urgente a cada dia.
No entanto, apesar dos melhores esforços do governo, reguladores e indústria, muito pouco mudou fundamentalmente nas últimas décadas em termos de como nos locomover. (…)
Leia o artigo completo (em inglês) aqui.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires