Podcast Tudo Conectado TecBan discute desafios e tendências para o mercado de mídia digital out of home
Já está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio o novo episódio do Podcast ‘Tudo Conectado TecBan’. Nele, Thaís Passarella, Superintendente de Marketing, Marca e Comunicação da TecBan, e Paulo Carneiro, Vice-Presidente do Comitê de Mídia da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), falam sobre o futuro da mídia Out e Digital Of Home (OOH/DOOH),que, sobretudo após o período de pandemia, trouxe mudanças de comportamento para o consumidor e oportunidades de aprendizado aos players do mercado e anunciantes.
Dados recentes do Kantar IBOPE apontam para um crescimento expressivo do setor: 38%, comparando-se os anos de 2021 e 2022. A TecBan acompanha esse movimento com o Midia Banco24Horas, plataforma DOOH posicionada acima dos caixas eletrônicos do Banco24Horas.
Os convidados trazem a multicanalidade e a presença na jornada do cliente como grandes tendências para o meio OOH. Para Paulo, os últimos dois anos aceleraram o processo de digitalização e com a publicidade não foi diferente. “Surgiram novas formas de levar conteúdo ao consumidor. Hoje, como anunciantes, precisamos construir planos de mídia com plataformas complementares, assim a mensagem em diferentes meios pode ser complementada, seja via celular, TV, OOH, rádio, entre outros canais.”
O presidente do comitê da ABA comenta também que as próprias agências de publicidade já podem ter dados quase em tempo real do que acontece, tecnologia que traz várias possibilidades. “Começamos a usar cada vez mais o QR Code, por exemplo. Essas reflexões permitem concluir que já saímos do estágio OOH e fomos para o estágio DOOH, com mais dinamismo e informação em tempo real. A preocupação com as pessoas e com o meio ambiente também é bem mais forte, sobretudo no pós- ápice do Covid”, afirma.
Além disso, Thaís aponta que sempre é um desafio para as empresas buscar como conversar melhor com os clientes e, ao mesmo tempo, estar alerta ao que acontece com eles. “Isso não é diferente com os meios de comunicação. Não existe uma única jornada e o papel de cada tipo de veículo é entregar o melhor formato pensando na audiência. Ainda veremos o uso de muita tecnologia embarcada e de dados”, aponta a executiva.
.Thaís destaca a capilaridade como mais um grande diferencial nesse tipo de comunicação. No meio digital é possível oferecer a capilaridade e segmentação que o Brasil precisa. “O OOH tem ganhado muita relevância nos planos de mídia. Nós, do Mídia Banco24Horas, por exemplo, estamos presentes em 150 cidades, e somos um veículo para conversar com os consumidores.”, destaca.
Apenas para se ter uma ideia a plataforma dobrou de tamanho em 2022 no número de telas. “O Banco24Horas movimenta trilhões ao longo do ano e é um lugar que possui muita movimentação de pessoas, localizado nos ambientes de consumo, onde a aceitação de uma mensagem publicitária é muito melhor do que se fosse fora de contexto”, reforça Thaís.
O podcast está disponível em Link.
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
ARTIGOS E COLUNAS
Thais Andreoli Desafios e Oportunidades na Comunicação FinanceiraLeila Gasparindo A força da comunicação interna: construindo reputação com Influenciadores InternosRegina Macedo Evolução da comunicação e sua importância para as empresasCarlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativa