Podcast FalAção da Aberje chega em seu 15º episódio: o tema da semana é Cultura Organizacional
A convidada para debater o assunto é a escritora e professora Marlene Marchiori, instrutora da Escola Aberje de Comunicação
Sintonizada com sua missão de gerar conhecimento sobre tudo o que é mais relevante no universo da Comunicação Corporativa, a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) vem produzindo, desde março, no início da pandemia no Brasil, o podcast FalAção, que chega em seu 15º episódio. Através de episódios semanais, o programa visa abordar os temas mais importantes da comunicação, além de propor soluções para situações reais do setor.
A convidada desta semana é a palestrante, escritora e mentora em Comunicação, Cultura e Estratégia Marlene Marchiori, doutora em Comunicação pela USP e professora na Universidade Estadual de Londrina. Na conversa, ela comenta sobre a importância do debate de alguns temas ligados à cultura das organizações. Entre eles, a relação e a proximidade existente entre cultura, identidade, imagem e reputação; a nova relação entre cultura e propósito, no sentido de como o negócio se conecta com o que a sociedade precisa; e a incorporação da cultura nos processos de sustentabilidade, processo que se dá a partir das ações das pessoas.
Ao frisar que a cultura de uma empresa está sempre em movimento, a professora lança uma pergunta aos ouvintes: “estamos realmente pensando a comunicação a partir das pessoas? Se a organização é feita de pessoas, precisamos compreender que é fundamental observarmos quais maneiras os processos interativos entre pessoas e instituições fomentam para manter viva essa organização. A cultura nos ajuda a enxergar o que é essencial, nos orienta em nossas ações”.
Marlene diz acreditar numa comunicação interna que não sela o que já se deu, mas habilita as pessoas a construírem as suas atitudes “Que faz com que enxerguem valor no que estão fazendo e como tudo isso se conecta com a organização como um todo”, salienta. “A pandemia demonstra a capacidade as empresas de se reorganizarem em um movimento com suas próprias equipes respondendo a essas inovações. Entendo que a cultura é peça-chave para que possam se reinventar”.
Este episódio teve patrocínio da Sabesp.
Com episódios curtos, de até 30 minutos de duração, o podcast vai ao ar toda segunda-feira de manhã e possui dois formatos. Um chama-se TENDÊNCIAS, em que um especialista fala sobre temas prementes do mercado. O outro formato chama-se DESAFIOS. Nele, um convidado comenta dilemas reais do mercado, a partir de suas experiências profissionais.
O FalAção quer ouvir você! Mande um o e-mail para podcast@aberje.com.br
ou em nossos canais nas redes sociais, com sugestões, críticas e dilemas que têm vivido na comunicação. A Aberje está coletando as histórias, participe!
O podcast é apresentado pelo jornalista André Felipe de Medeiros e produzido pela equipe da Aberje, formada por Andre Nakasone, Emiliana Pomarico e Victor Pereira.
Ouça aqui
Apple Podcast
https://podcasts.apple.com/us/podcast/fala%C3%A7%C3%A3o/id1515306930
Google Podcasts
https://www.google.com/podcasts?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy8xNjM3ZTU5MC9wb2RjYXN0L3Jzcw==
Deezer
https://www.deezer.com/br/show/974792
Veja a lista completa de tocadores disponíveis na plataforma Anchor: https://anchor.fm/falacao-aberje
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Hamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025