26 de fevereiro de 2024

Pesquisa revela que o comunicador é responsável pela elaboração do orçamento da área em 82% das empresas

Estudo da Aberje aborda o papel do profissional de comunicação enquanto gestor de pessoas, de recursos e de projetos

A capacidade de gestão do comunicador tem sido cada vez mais requisitada e valorizada nas organizações, na mesma medida em que a Comunicação assume uma posição estratégica nos objetivos de negócio das empresas. Pesquisa recente produzida pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje revela que, na grande maioria das empresas (88%), o gestor da área de Comunicação tem a responsabilidade pela gestão de pessoas e definição da contratação (72%) e que os projetos da área estão alinhados às estratégias do negócio (81%).

Participaram 128 líderes da comunicação, atuantes em empresas associadas e não associadas à Aberje, localizadas nas diversas regiões do país, de todos os portes e que representam quase todos os segmentos da economia. 

O estudo revela que em 53% das empresas participantes, as ações de comunicação são planejadas e executadas pela equipe interna em conjunto com fornecedores externos e que em 46% essas ações são planejadas e executadas exclusivamente pela equipe interna da comunicação. 

Gestão de pessoas

O processo de gestão de desempenho dos colaboradores da área é onde o líder de Comunicação assume mais responsabilidades na gestão de pessoas: de fornecimento de feedback ao colaborador (81%) a desdobramento dos objetivos de desempenho (58%), passando pelas avaliações de potencial (77%), de comportamento (77%), e de competências (73%), até o alcance dos objetivos individuais (73%), dos resultados (73%) e da aderência aos valores organizacionais (72%). 

O líder de Comunicação também assume uma série de responsabilidades no processo de relações de trabalho, seja na observância ao cumprimento do código de ética e conduta (77%), da política contra o assédio moral (68%) e da política contra a discriminação (66%). Além disso, se responsabiliza pelo controle da política de banco de horas (62%), e pelo programa de integração (onboarding) dos novos colaboradores (60%). 

Entre tantas responsabilidades, para a maioria dos líderes da área, lidar com a percepção do colaborador a respeito das suas oportunidades de crescimento profissional (56%) e promover a inovação e a criatividade nas equipes (52%) são os principais desafios que enfrentam em relação à equipe; além de gerenciar as expectativas salariais da equipe (47%), gerir o desempenho e a produtividade (45%) e desenvolver e capacitar os colaboradores (40%).

Portanto, entre as principais competências e habilidades, entendidas pelos participantes como necessárias para uma gestão eficaz de pessoas, estão: a comunicação clara e efetiva (58%), a capacidade de analisar e tomar decisões (57%) e a visão estratégica (53%). Outras competências que se destacam, são: a capacidade de gerenciar conflitos (38%), a inteligência emocional (37%) e a escuta ativa (37%).

Gestão de Orçamento

De forma geral, o orçamento da área de Comunicação das organizações tem metas e objetivos bem definidos (74%) e essas metas estão vinculadas aos objetivos estratégicos da empresa em 81% das participantes. A grande maioria (91%), trabalha com orçamento próprio, e é elaborado pelo próprio gestor da área de Comunicação (82%). 

A pesquisa revela que 73% dos participantes enfrentam ao menos um tipo de desafio na gestão desses recursos, como a falta de informações estratégicas e essenciais (26%) e a integração eficiente do processo orçamentário (23%). A maioria (86%), desenvolve projetos formais que são previstos em orçamento (70%) e estão alinhados às estratégias do negócio (74%).

O aumento do escopo do projeto em andamento (45%) e saber dizer “não” de forma coerente (35%) são os principais desafios apontados pelos participantes na gestão de projetos da área de Comunicação. Entre as principais competências e habilidades entendidas pelos participantes como necessárias para a gestão de projetos, com maior destaque encontram-se: adaptabilidade (41%), colaboração efetiva (34%) e comunicação eficaz (30%). 

 

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