Pesquisa identifica maior interesse do consumidor brasileiro em sustentabilidade
Nova edição da FATitudes™ aponta aumento da busca por origem e recursos naturais durante decisão de compra
A relevância e a preocupação com sustentabilidade agora influenciam a maioria das compras em supermercados ao redor do mundo, incluindo alimentos embalados como batatas fritas e biscoitos, de acordo com a nova edição da pesquisa global FATitudes™, da Cargill. O levantamento da empresa identificou que 55% dos consumidores estão mais propensos a comprar um alimento embalado se identificaram uma ação de sustentabilidade, o que representa um salto de quatro pontos desde a última edição dessa pesquisa, realizada em 2019.
A FATitudes da Cargill tem sido fundamental para mapear mudanças no comportamento do consumidor ao redor do mundo. Entre as perguntas, estão questões sobre conscientização e tomada de decisão em relação às gorduras e óleos encontrados nos alimentos embalados. A nova pesquisa global, realizada em 2021, incluiu cerca de 6.000 compradores de supermercados brasileiros e em outros 10 países (Alemanha, Austrália, China, Estados Unidos, Filipinas, França, Índia, México, Reino Unido e Rússia).
“Era esperada uma mudança de comportamento do consumidor, inclusive por conta da pandemia e outros fatores que têm influenciado a tomada de decisão. Foi importante constatar que a sustentabilidade tem um grande peso para o brasileiro”, analisa Augusto Lemos, diretor geral da Cargill Foods para América do Sul. Houve crescimento de 13 pontos percentuais entre os brasileiros pesquisados que apontam a sustentabilidade como fator importante na hora da compra, se comparadas as pesquisas de 2019 e 2021. No Brasil, hoje esse número é de 74% dos entrevistados.
Pela primeira vez, a pesquisa também perguntou aos consumidores que tipo de ação sustentável eles valorizam nos fornecedores dos produtos disponíveis nas gôndolas. “Origem sustentável” e “conservação de recursos naturais” encabeçaram a lista, ficando bem à frente de reivindicações mais específicas, como “comércio justo”, “embalagens reduzidas” e “salários justos/decentes” na maioria dos países incluídos na pesquisa.
“Esses insights confirmam ainda mais nosso compromisso de incorporar práticas sustentáveis em todos os aspectos de nossas operações”, disse Florian Schattenmann, diretor de tecnologia e vice-presidente de inovação e P&D da Cargill. “Isso inclui tudo, desde práticas de fornecimento até instalações de processamento e se estende ao desenvolvimento de novos produtos.”
Para alcançar um fornecimento ainda mais confiável de óleo de palma com origem sustentável, a Cargill está investindo em uma nova refinaria de óleo de palma na Indonésia e atualizando as capacidades de suas instalações de gorduras especiais em todo o mundo. Quando concluídas, as novas e ampliadas instalações ajudarão a Cargill a atender às crescentes expectativas em torno da sustentabilidade, conforme destacado na atual pesquisa global de consumidores da FATitudes.
Juntamente com esses esforços, a empresa também está ajudando os fabricantes de alimentos a atender ao crescente interesse pela saúde do consumidor. Em dezembro de 2021, a Cargill tornou-se o primeiro fornecedor de óleos comestíveis a se comprometer a remover os ácidos graxos trans (ITFAs) produzidos industrialmente de todo o seu portfólio global de óleos comestíveis, de acordo com as melhores práticas da Organização Mundial da Saúde.
Nesta rodada de pesquisa mais recente, o aumento do interesse pela sustentabilidade foi a mudança mais notável em relação aos resultados da pesquisa anterior. Na Índia, por exemplo, houve aumento de dois dígitos, com 67% dos consumidores indicando que eram mais propensos a comprar alimentos embalados que destacam ações de sustentabilidade, um aumento de 11 pontos percentuais em relação a 2019. No Reino Unido, a Cargill descobriu que 51% dos consumidores agora dizem que dão mais ênfase à sustentabilidade, um salto de 8 pontos percentuais em apenas dois anos. E nos Estados Unidos, os consumidores também estavam mais atentos às alegações de sustentabilidade: 37% deram a mesma resposta, um aumento de 6 pontos em relação aos resultados de 2019.
A Cargill já fornece soluções sustentáveis para atender às necessidades de consumidores e clientes de óleos, desde programas de agricultura regenerativa para oleaginosas em linha, até óleo de palma certificado de origem responsável pela Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO). No próximo ano, a empresa deve expandir o portfólio norte-americano de óleo de palma segregado por RSPO para incluir produtos de estearina de palma e oleína de palma, posicionando a Cargill para oferecer suporte aos clientes com um portfólio completo de produtos sustentáveis de origem de palma. Os produtos de palma segregados pela RSPO também estão disponíveis na Europa, Rússia, Austrália/Nova Zelândia e Malásia.
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