Pesquisa da Mastercard mostra quem impulsiona a economia compartilhada
No evento Money20/20 Europe, a Mastercard anunciou um novo whitepaper em que aborda os desafios e as oportunidades futuras para a economia compartilhada. O relatório em si é baseado em uma pesquisa feita pela Mastercard e The Future Agenda, que examinou a situação atual e a perspectiva futura da economia compartilhada.
O whitepaper, propriamente denominado A Economia Compartilhada: Compreendendo as Oportunidades de Crescimento, investiga os detalhes do ecossistema socioeconômico que capacita as pessoas a compartilhar alojamento, transporte, compra ou venda de bens, serviços profissionais sob demanda e compartilhamento ou aluguel de bens. “A economia de compartilhamento está experimentando um nível de crescimento extraordinário, transformando a forma fundamental que as indústrias operam e que as pessoas experimentam uma variedade de coisas,” disse Mark Barnett, Presidente da Mastercard GB & Irlanda. Diz ele: “este relatório foi projetado para nos ajudar a entender as oportunidades e os desafios de hoje e nos ajudar a desbloquear o potencial desse fenômeno de crescimento rápido. Ele não só aborda os desafios que a economia compartilhada enfrenta, como fornece soluções tangíveis a tais desafios e esclarece o futuro dessa economia empolgante e de rápido crescimento.”
O estudo identificou três temas inter-relacionados onde as mudanças futuras impactarão a economia de compartilhamento.
Melhor confiança e transparência
A confiança continua a ser o facilitador crítico da economia compartilhada e tem o potencial de crescer, à medida que o setor expande e as pessoas ficam mais confortáveis com a grande variedade de produtos e serviços que a economia compartilhada alcança.
Mas a confiança só pode ser realmente conquistada com melhorias em tecnologia e através de avanços na abordagem regulatória e sofisticação da classificação peer to peer.
À medida que a sociedade se adapta a novos modelos de comércio, a regulação e os negócios precisarão se unir para passarem de uma postura reativa à proativa, protegendo melhor os consumidores, os provedores e as plataformas. Isso proporcionará tanto uma rede de segurança social, como também criará maior valor para todos os participantes.
Experiência aprimorada
Uma experiência de usuário aprimorada é vital para o crescimento e a expansão da economia de compartilhamento e é o que os líderes precisam conseguir para engajar seus clientes, desenvolver mais e manter a legitimidade.
Para fazer isso, as plataformas devem abraçar a multidão (feedback de usuário), fornecer transações sem conflitos e seguras, e entender a importância e o controle de dados pessoais, a fim de permitir que o indivíduo tenha maior controle. Paralelamente aos avanços tecnológicos, nunca devemos perder o lado humano.
Acesso ao valor
Conforme novas formas de acesso surgem, maior valor será entregue aos consumidores e às organizações. Este acesso será movido pela tecnologia, que revela novo valor através do aumento do uso e da redução de custo de acesso.
Exemplos disso incluem Blockchain, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA), que se usados totalmente, podem impulsionar a mudança de estática para ativa: quanto mais objetos e pessoas se interconectam, a oportunidade de compartilhar e se beneficiar do acesso aumenta.
Olhando para o futuro, o relatório encerra com as conclusões de que garantir a confiança e a reputação, melhorar a experiência e criar maior valor são todos essenciais para o crescimento da economia compartilhada.
A Mastercard está trabalhando para garantir que cada um de nossos produtos, soluções e serviços seja tão digital como as pessoas que os usam em todo o mundo. Estamos criando formas ricas, inovadoras, atraentes e seguras de pagar e receber pagamentos em todos os canais e dispositivos, redefinindo o comércio globalmente.
Nossa abordagem, somada aos avanços na tecnologia, nos permite junto com nossos parceiros a criar experiências mais intensas e inteligentes para melhorar a forma como as pessoas vivem, como as empresas crescem, como as cidades funcionam e como construímos a confiança num mundo digital.
Destaques
- Missão COP30: e-book de curso preparatório para comunicadores está disponível para associadas
- Referência FC estreia na Copinha com apoio da Aberje e da Prefeitura de Embu das Artes
- Diageo Day celebra conexões no mercado de bebidas a partir de relacionamento com públicos estratégicos
- Capítulo Aberje MG e parceiros se unem em campanha contra violência de gênero
- Lab de Comunicação para Diversidade discute políticas efetivas de DEI no mercado brasileiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados