Pesquisa “A inteligência artificial para jornalistas brasileiros” começa a rodar nas redações de todo o Brasil
Todo mundo já ouviu falar em Inteligência Artificial. Existem vários tipos, aplicações e variedades de setores para a IA, como saúde, finanças, automação industrial, transporte, entretenimento e muito mais. É uma área em constante evolução, com pesquisas e avanços significativos acontecendo regularmente e no jornalismo não seria diferente. Qual será o nível de conhecimento da inteligência artificial generativa por estes profissionais?
Para se aprofundar nesta questão e conferir o grau de conhecimento e de utilização de ferramentas de IA na produção e nos negócios jornalísticos, bem como as preocupações que envolvem o uso dessa tecnologia na atividade profissional, um grupo de professores do curso de Jornalismo da ESPM SP acaba de lançar uma pesquisa sobre o uso de inteligência artificial generativa por jornalistas brasileiros. O estudo, coordenado pelo grupo de pesquisa Tecnologias, Processos e Narrativas Midiáticas – ESPM, tem parceria, apoio e a divulgação do portal Jornalistas & Cia.
Na primeira, os jornalistas devem responder a um questionário quantitativo, com alternativas de respostas em escala Likert (entre maior e menor concordância com as perguntas) e que leva cerca de 5 minutos para ser respondido. A segunda fase consistirá em entrevistas abertas, ou qualitativas, com o propósito de aprofundar respostas relativas ao uso de ferramentas de inteligência artificial na prática jornalística.
A adesão ao levantamento é aberta a todos os jornalistas que atuam no Brasil e que tiverem interesse. O formulário com o questionário da pesquisa pode ser acessado no link abaixo:
Pesquisa “A inteligência artificial para jornalistas brasileiros”.
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Hamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025