Oficina lança o estudo The Most Influential Digital Brands 2021
02 de setembro de 2021
  • English

A Oficina Consultoria de Reputação e Gestão de Relacionamento e a Quaest realizaram uma parceria para o desenvolvimento de um estudo sobre as marcas mais influentes no ambiente digital brasileiro. Esse estudo foi chamado de: The Most Influential Digital Brands 2021.

O trabalho acompanhou o desempenho das principais marcas do mercado durante três meses e fez um ranking daquelas que apresentaram maior influência positiva no mês de julho. Entre as três primeiras colocadas, aparece a Três Corações, após Nike e Facebook.

Para o estudo, a Quaest utilizou um método próprio, baseado em machine learning. Calculou-se 152 variáveis e, depois de um teste, verificou-se qual delas realmente importavam. Com base nessa modelagem aplicada a diferentes dimensões – dados coletados no Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Wikipedia e Google – chegou-se ao Índice de Popularidade Digital (IPD), que mensura o desempenho digital diário de políticos e marcas nas redes sociais. A partir do algoritmo de inteligência artificial desenvolvido pela Quaest, o IPD classifica a posição de cada marca em uma escala de 0 a 100, em que 100 indica o máximo de popularidade positiva no mundo digital. O IPD extrai métricas que são posteriormente agregadas em quatro dimensões analíticas: Fama, Engajamento, Mobilização, Valência.

A Nike tem um trabalho voltado para reputação e relacionamento e com temática aderente a eventos  muito midiático, como as olimpíadas, principalmente em virtude da nova modalidade do Skate. A ação com Rayssa Leal, a “Fadinha” do Skate, trouxe grande ressonância sobre a popularidade da marca. O propósito de trabalhar Rayssa como uma Fada Madrinha do Skate engajou diversas jovens ao mote “Novas Fadas”. A análise mostrou que a Dimensão “Fama”, relacionada ao volume de seguidores nas redes teve um impacto direto, seguido da Dimensão “Engajamento”. Por ser um público nativo digital, o acesso à informação e engajamento nas redes, por meio da narrativa “Fadas que voam sem asas” repercutiu na performance da Nike e garantiu o primeiro lugar no “The most Influential Digital Brands” em julho.

A Facebook é uma das marcas analisadas que permanece no topo (2ª posição). Por ser uma marca “nativamente digital” há um forte trabalho para a manutenção de sua imagem organizacional.  Nesta análise, um dos aspectos observados foi o incremento da Dimensão “Valência” que está relacionado a quantidades de reposts, compartilhamentos etc. Esse tipo de comportamento pode estar associado à expectativa de lançamento de reunião on-line com avatar em realidade virtual. Esse lançamento já era esperado com comentários nas redes sobre a potencial novidade. Outro aspecto que pode estar relacionado à alta performance é o recorde de audiência em julho no Facebook Gaming. Com 533 milhões de horas assistidas, o FB Gaming alcançou o melhor mês de sua história, com a marca representando um crescimento de 53% em relação ao ano passado. (Pesquisa realizada pela StreamElements, em parceria com o Rainmaker.gg).

Uma das grandes surpresas do ranking foi a 3ª colocada, Café 3 Corações. Observa-se que a marca subiu 5 posições, quando comparado ao desempenho no mês de junho, o que mostra uma constante em ações relacionadas à gestão da reputação e ao relacionamento com públicos estratégicos. Compreende-se a 3 Corações como uma marca associada à rotina diária do consumidor.

Pode-se associar também essa terceira colocação a alguns contextos, como a frente de relacionamento com público interno, uma vez que a empresa traz uma campanha relacionada ao GPTW (Great Place do Work). Além disso, a empresa conseguiu trabalhar fortemente as interações com a marca, o que engajou e mobilizou usuários. Esse engajamento propiciou o aumento de Valência e Mobilização da marca. Esses fatores foram o que fizeram a 3 corações subir para a 3ª posição. Além de seu principal produto estar classificado entre os presentes na rotina social (produtos essenciais), o contexto da pandemia e estímulo à conversa no ambiente digital podem também ter estimulado esse resultado.

Abaixo, o ranking das 50 primeiras colocadas. Observa-se que, além da posição em que a marca se encontra, é possível verificar quantas posições ela subiu ou desceu quando comparado ao mês anterior (junho).

Confira o ranking completo: https://oficina.ci/shortpaper-the-most-influential-digital-brands-2021/ 

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.