O novo papel do comunicador empresarial
Desafios inadiáveis da comunicação foi o tema do terceiro debate, que reuniu a empresária e Diretora de Assuntos Corporativos da Apsen, indústria farmacêutica, Renata Spalllicci; Helio Muniz, Diretor de Comunicação do McDonald’s e Paulo Marinho, do Itaú-Unibanco. Eles foram mediados por Nara Almeida.
Renata falou sobre os desafios da liderança de uma empresa familiar, que tem 46 anos de existência e está em sua terceira geração. Entre os principais desafios citou a comunicação e como desenvolver e preparar os colaboradores. Helio destacou a necessidade de aprender a ouvir, porque, se antes eram somente as empresas que falavam, no mundo atual isso já não é possível. “O novo profissional da comunicação conta e ouve boas histórias e absorve esse conteúdo para construir suas marcas, pois hoje cada consumidor e cada colaborador é produtor de conteúdo e um contador de histórias”, afirmou ele, dizendo que as empresas são organismos vivos em constante mudança e que os comunicadores, além de saber que tudo pode mudar em 10 minutos, precisam estar preparados para isso.
Para Paulo Marinho, existe uma ótima oportunidade de repensarmos as empresas e nossos papéis de profissionais de comunicação. “O desafio é enorme. O que vale é o que a empresa é, o resto é commodity. Aonde vamos nos diferenciar?”. Ele frisou que é preciso ter em mente que nenhuma empresa vai a lugar algum sozinha, porque vivemos em uma era colaborativa. E que é tempo de nos posicionarmos como guardiões da gestão da reputação, alinhando discurso e prática e exercendo nosso papel de tradutores da narrativa para mostrar qual a mensagem-chave que a liderança vai emitir. “O lugar da comunicação corporativa somos nós que vamos dar”, sintetizou.
Destaques
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados