No dia da Amazônia, Natura chamou atenção para as queimadas na região com projeções visuais em árvores do Ibirapuera
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/fly-images/43517/Natura-470x300.jpeg)
Com intervenção urbana, marca visou sensibilizar público para os índices alarmantes de destruição ambiental
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2020/09/Natura.jpeg)
No último sábado (5), uma projeção de chamas de fogo tomou conta do parque do Ibirapuera, um dos cartões postais de São Paulo e patrimônio histórico da capital. Simultaneamente a esta ação no parque, grandes árvores serão projetadas nas fachadas dos edifícios da cidade, em dimensões reais às existentes na Floresta Amazônica, mostrando a imponência e grandiosidade de espécies que hoje estão ameaçadas de extinção na região.
As intervenções visuais buscaram chamar atenção para o impacto climático que ameaça o planeta com a devastação da Amazônia. A iniciativa é uma ação da marca Natura em parceria com a artista visual Roberta Carvalho e a agência Africa. Seguindo o conceito “Somos todos uma natureza só”, a comunicação visa demonstrar que todos os seres vivos estão conectados com a maior floresta tropical do mundo.
Para mostrar que manter a floresta em pé é um papel de todos, a projeção não se limitou somente às chamas, mas mostrou um grande incêndio que, aos poucos, diminui e chega ao fim. A intenção da obra é trazer um viés propositivo para o tema, mostrando que é possível proteger o bioma. Ao final, o vídeo revertido deu lugar a luzes sobre as árvores do parque e frases de sensibilização.
Durante a última semana, a Natura intensificou sua comunicação para o tema. Para engajar o público, a marca lançou dois filmes na TV aberta (link/link), promoveu takeover do Linkedin de seu CEO, lançou peças nas redes sociais e convidou influenciadores a discorrerem sobre a importância de manter a floresta em pé.
Em junho, o grupo Natura &Co (Avon, Natura, The Body Shop e Aesop) anunciou sua Visão 2030, o Compromisso com a Vida, que intensificará suas ações para enfrentar algumas das questões globais e contemporâneas mais urgentes, entre elas, a proteção da Amazônia. Entre os compromissos firmados constam como objetivo a conservação de 3 milhões de hectares até 2030 e a promoção de esforços coletivos para garantir o desmatamento zero desse bioma. Hoje, por meio de seu modelo de negócios, a empresa já contribui para conservação de mais de 1.8 milhão de hectares de floresta, uma área equivalente a 12 vezes o tamanho da cidade de São Paulo.
O grupo ainda participará da programação da Climate Week, entre os dias 21 a 27 de setembro de 2020, para contribuir com iniciativas para conter o aquecimento global.
A linha de produtos de cuidados pessoais Natura Ekos foi criada há 20 anos a partir de um modelo de negócios sustentável em parceria com as comunidades da região amazônica. A linha é uma das únicas do mundo a conquistar a certificação UEBT (selo internacional que atesta a prática de biocomércio ético) e já impactou positivamente a vida de mais de 5.000 famílias e colaborou para movimentar mais de R$1.8 bilhão em volume de negócios na região, comprovando sua viabilidade e relevância.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires