Nissan do Brasil e FCA são vencedores dos Prêmios Fundacom 2020 26 de junho de 2020
Vencedoras do Prêmio Aberje 2019, montadoras se destacam em premiação que reconhece as melhores práticas em comunicação difundidos em português e espanhol no mundo
Os vencedores dos Prêmios Fundacom 2020 foram anunciados ontem (dia 25 de junho) em cerimônia virtual no canal da Fundacom no Youtube, que contou com a participação especial do escritor e cientista político Moisés Naím. Entre 280 projetos de sete países ibero-americanos inscritos, dois trabalhos brasileiros foram premiados: Nissan do Brasil Automóveis com o projeto “Livro expedição Nissan” concorrendo na categoria Publicação Externa e FCA – Fiat Chrysler Automobiles Latin America com o projeto “Impacto da Comunicação via TVFCA, Lives e FCAtubers”, na categoria: Rádio e Televisão Corporativas.
Somente os vencedores do Prêmio Aberje podem se inscrever e concorrer aos Prêmios Fundacom.
Ao longo da transmissão foram premiados os melhores projetos nas áreas de Estratégia, Gestão Responsável, Campanhas, Publicações, Eventos e Multimídia e Digital. Na ocasião, o professor Naím compartilhou a sua visão sobre como o poder foi transformado nos últimos tempos. “Todos têm um pouco de poder para bloquear outros, mas ninguém tem o poder de impor políticas ou estratégias (…). Em alguns países, a resposta à pandemia foi fragmentada, improvisada e ineficaz, devido à forma tão elaborada de tomada de decisões”.
No decorrer da entrevista com a jornalista Mónica Sanz, Naím fez referência aos novos protagonistas que têm poder: “Vimos como as pessoas, por estarem indignadas, enfurecidas e entristecidas, estão a conseguir alterações nas políticas, seja nos Estados Unidos, Brasil, Chile ou Espanha. Estamos diante de uma nova efervescência social em que são fundamentais protagonistas que, antes, não o eram”.
O cientista político também comentou a importância, nesta nova realidade, de como os líderes podem promover a unidade, sendo mais empáticos e honestos. “A mentira tornou-se algo normal” e observou que todos procuramos marcas e meios em que possamos confiar. “Somos bombardeados com informações, e também com uma avalanche de mentiras, manipulações e distorções. Necessitamos de pessoas e instituições em quem se possa confiar”.
O entrevistado sugeriu, ainda, que um dos atuais perigos é a propensão a adorar ideias mortas, que não funcionaram e não vão funcionar. “É muito importante ter soluções eficazes e realistas e que não sejam baseadas em mitos, promessas e mentiras”. Por fim, o escritor expressou o seu desejo de que as atuais circunstâncias nos forcem a repensar e a relançar o relacionamento dos estados latino-americanos com Espanha e Portugal: “Deve ser uma integração mais eficaz, eficiente e intensa”.
Assista à íntegra aqui:
Lista completa dos vencedores: https://fundacom.lat/wp-content/uploads/2020/06/GANADORES-PREMIOS-FUNDACOM-2020.pdf
Sobre a Fundacom
A Fundacom é uma plataforma ibero-americana, criada em 2016, que promove a comunicação e a reputação em espanhol e português no mundo, na qual empresas, instituições públicas e privadas, associações profissionais e meios de comunicação interagem em questões como o propósito das organizações, a inovação responsável e ética ou a defesa da verdade, entre outros.
As seguintes associações de comunicação ibero-americanas fazem parte da rede: Aberje (Brasil), Apce (Portugal), Asodircom (República Dominicana), Aurp (Uruguai), Cicom e Prorp (México), CPRP e Círculo Dircom (Argentina), Cecorp (Colômbia), Dircom (Espanha), Dircom Guatemala (Guatemala), Dircom Panamá (Panamá) e Focco (Chile).