Neoenergia: liberalização é o caminho natural do setor elétrico brasileiro

“A liberalização do mercado é um caminho natural do setor elétrico brasileiro, como já aconteceu com outros países”. A ampliação do mercado livre é vista pelo CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui como um fator diferencial que permitirá reduzir o custo da energia elétrica, como também fomentará a oferta de soluções energéticas integradas ao perfil do consumidor. Segundo o executivo, esse novo cenário depende de um marco regulatório robusto, com direitos e obrigações muito bem definidos, para funcionar de forma adequada.
Eduardo Capelastegui abordou o tema nesta quarta-feira durante o Prumo Day 2023, realizado na cidade do Rio de Janeiro. Ele participou do painel “Transição Energética: oportunidade e desafios para o Brasil” ao lado de mais representantes do mercado.
Para o CEO, existem hoje dois pontos que precisam de ajustes para permitir o avanço da liberalização do setor elétrico. “O primeiro ponto é a disparidade de preços entre o mercado regulado e o mercado livre, pois essa distorção poderá provocar uma procura para a contratação livre sem considerar os contratos legados das distribuidoras. O segundo é a segurança de mercado e a transparência de preços”, afirmou Capelastegui.
Ele considerou que o Brasil precisa dar um passo adiante na transparência de preços e nas garantias financeiras exigidas dos comercializadores. “A regra de mercado não é eficaz, mas acredito que vamos caminhar na direção certa”, afirmou. Para Eduardo Capelastegui, o mercado necessita de regras estruturais de segurança que desestimulem agentes que visam ganhos no curto prazo. A Neoenergia está presente no país há 26 anos.
Em relação à transição energética, Eduardo Capelastegui comentou que três fatores serão decisivos para o desenvolvimento de soluções integradas. São eles: a oferta de energia limpa; a tecnologia e o expertise dos operadores; e a governança para a viabilidade de um novo modelo de negócios, em que o operador, o investidor e o consumidor final atuam de forma conjunta.
Destaques
- Governança em cultura é tema de curso da Escola Aberje com patrocínio da Petrobras
- Pedro Torres publica artigo sobre o Fórum Econômico Mundial no Meio&Mensagem
- Revista CE celebra as 50 edições do Prêmio Aberje na edição 112
- Conheça a página “Comunicação para a Transição”
- Jleiva Cultura & Esporte apresenta panorama da cultura nas capitais brasileiras
ARTIGOS E COLUNAS
Nelson Silveira É no silêncio de um ChevroletPablo Assolini 5 erros que prejudicam estratégias de conteúdo proprietárioLeila Gasparindo Tendências para 2025: Comunicação Corporativa em transformação e oportunidades no cenário midiáticoHamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativa