A Mulher de Comunicação – Sua Força, Seus Desafios
A transformação da sociedade ocorre a partir da produção e disseminação do conhecimento. Nesse cenário, compreender os desafios da mulher no mercado de comunicação é fundamental para um questionamento mais profundo sobre as relações de trabalho. Foi esse o objetivo do estudo A Mulher de Comunicação – Sua Força e Seus Desafios, realizado entre fevereiro e março deste ano. Paulo Nassar, presidente da Aberje e professor livre-docente da Escola de Comunicações e Artes da USP coordenou a pesquisa, junto com Carlos Ramello, sócio diretor da DMR Consulting.
Foram 478 comunicadoras entrevistadas, das quais 83% tem outros cursos além da graduação e 77% são pós-graduadas. A quase totalidade (95%) domina outro idioma, sendo Inglês o mais falado, seguido pelo Espanhol.
“Ter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional como principal desafio para 73% das respondentes mostra vários pontos. Entre eles, estão as maiores exigências do mercado de trabalho com equipes menores e concentração de atividades em quem permaneceu empregado. Mas mais que isso, demonstra uma tradição equivocada de que os assuntos domésticos são responsabilidade da mulher”, avalia Paulo Nassar. Em segundo lugar, 45% das profissionais apontaram a desigualdade de salários como o maior desafio.
Todos os associados da Aberje receberão o estudo completo na versão digital. A pesquisa também foi publicado no Anuário da Comunicação Corporativa 2017, da Mega Brasil, lançado em maio.
Destaques
- Missão COP30: e-book de curso preparatório para comunicadores está disponível para associadas
- Referência FC estreia na Copinha com apoio da Aberje e da Prefeitura de Embu das Artes
- Diageo Day celebra conexões no mercado de bebidas a partir de relacionamento com públicos estratégicos
- Capítulo Aberje MG e parceiros se unem em campanha contra violência de gênero
- Lab de Comunicação para Diversidade discute políticas efetivas de DEI no mercado brasileiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados