A Mulher de Comunicação – Sua Força, Seus Desafios
![](/wp-content/uploads/2024/01/clear.gif)
A transformação da sociedade ocorre a partir da produção e disseminação do conhecimento. Nesse cenário, compreender os desafios da mulher no mercado de comunicação é fundamental para um questionamento mais profundo sobre as relações de trabalho. Foi esse o objetivo do estudo A Mulher de Comunicação – Sua Força e Seus Desafios, realizado entre fevereiro e março deste ano. Paulo Nassar, presidente da Aberje e professor livre-docente da Escola de Comunicações e Artes da USP coordenou a pesquisa, junto com Carlos Ramello, sócio diretor da DMR Consulting.
Foram 478 comunicadoras entrevistadas, das quais 83% tem outros cursos além da graduação e 77% são pós-graduadas. A quase totalidade (95%) domina outro idioma, sendo Inglês o mais falado, seguido pelo Espanhol.
“Ter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional como principal desafio para 73% das respondentes mostra vários pontos. Entre eles, estão as maiores exigências do mercado de trabalho com equipes menores e concentração de atividades em quem permaneceu empregado. Mas mais que isso, demonstra uma tradição equivocada de que os assuntos domésticos são responsabilidade da mulher”, avalia Paulo Nassar. Em segundo lugar, 45% das profissionais apontaram a desigualdade de salários como o maior desafio.
Todos os associados da Aberje receberão o estudo completo na versão digital. A pesquisa também foi publicado no Anuário da Comunicação Corporativa 2017, da Mega Brasil, lançado em maio.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires