Morre Justo Villafañe, um dos maiores especialistas em reputação e imagem corporativa da Espanha
O espanhol morreu nesta terça-feira aos 68 anos de idade
Faleceu no dia 22 de fevereiro o espanhol Justo Villafañe, membro da Asociación Mexicana de Profesionales de Relaciones Públicas (PRORP), aos 68 anos de idade. Doutor em Ciências da Informação, investigador e catedrático de Comunicação Audiovisual e Publicidade e de Imagem Corporativa na Universidade Complutense de Madrid, Justo foi criador do Índice Merco (Monitor Empresarial de Reputação Corporativa). “O professor Justo deu peso acadêmico para as ações práticas relacionadas principalmente ao tema da reputação. O seu legado é imenso”, diz o diretor-presidente da Aberje e professor titula da ECA/USP, Paulo Nassar.
Autor dos livros Imagem Positiva, Introdução à Teoria da Imagem, entre outros. Em seu livro “A boa reputação. Chaves do valor intangível das empresas”, Justo define reputação como “o reconhecimento que os stakeholders de uma empresa têm de seu comportamento corporativo a partir do grau de cumprimento de seu compromisso em relação a seus clientes, funcionários, acionistas se os tiver, e a comunidade em geral”.
Destaques
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
- Missão COP30: e-book de curso preparatório para comunicadores está disponível para associadas
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados