Miniso escolhe TOTVS para a sua operação no Brasil
A Miniso, marca de design japonês, chegou ao Brasil em abril de 2017 e, em pouco tempo, mostrou que a sua aposta no país traria boas oportunidades, consolidando um projeto arrojado de expansão – de 1 a 100 lojas em menos de dois anos. Com uma legislação brasileira bastante complexa e particular, a companhia decidiu por não tropicalizar o seu software próprio, usado globalmente por todas as suas unidades. A exceção seria o Brasil e, com isso, o desafio de ocupar este espaço com tecnologias que atendessem aos princípios de negócios da marca. A escolha foi pelo PDV, hardware e ERP especialista da TOTVS, associado da Aberje.
O sistema de gestão de lojas da TOTVS, integrado ao PDV, passaria a ser responsável por oferecer todo o aparato legal do Brasil, incluindo as obrigações fiscais e acessórias, para permitir que a Miniso realize as suas vendas ao consumidor final em total compliance às regras locais. O software também disponibiliza recursos para a gestão de compras, controle de estoque e inclui funcionalidades analíticas para tomadas de decisões estratégicas.
O início da sua operação dependia, agora, de uma execução a curto prazo. E, em apenas dois meses, o projeto tecnológico estava pronto para abrir as portas da primeira loja da Miniso no Brasil, inaugurada em 26 de agosto de 2017 – momento em que a marca bateu o seu recorde mundial de vendas, com 10 mil produtos em um único dia. “A robustez e performance do PDV na sua capacidade de dar vazão a números tão expressivos, já no primeiro dia de operação, mostrou que fizemos uma escolha acertada. Além disso, a TOTVS se diferencia por reunir hardware, PDV e ERP em uma oferta totalmente integrada, com suporte único, atendendo de ponta a ponta ao nosso negócio”, comenta Danilo Fornari, gerente de TI da Miniso.
O roll out para a segunda loja aconteceu em 31 de agosto de 2017, cinco dias após o Go Live inicial. A partir daí, todas as 15 já inauguradas e as que virão até o final de 2018, com a meta de atingir o número de 100 unidades – sendo 20 próprias e 80 franqueadas – serão suportadas pelas tecnologias da TOTVS. Atualmente, os seus 70 PDVs em operação movimentam cerca de 300 mil produtos por mês – itens que precisam passar pelos caixas de forma rápida e sem erros. Para isso, a solução de ponto de venda da TOTVS disponibiliza uma interface pensada totalmente no usuário final, lembrando que o operador não é uma pessoa técnica. No modelo touch screen ou tradicional, com o uso do mouse, o sistema é tão intuitivo que a passagem de conhecimento é feita dentro da própria loja, com um treinamento simples dado pelo gerente.
Essas estão entre algumas características do projeto tecnológico que atenderam aos princípios de negócios da marca. Com a cultura de oferecer um produto de qualidade elevada, por um preço acessível, torna-se imprescindível para a Miniso contar com tecnologias que a apoiem na manutenção da sua alta eficiência e baixo custo operacional, quesitos viabilizados pelas soluções adotadas. “Acreditamos na especialização dos softwares para simplificarmos a gestão e solucionarmos dores ou necessidades particulares de diferentes modelos de negócios. Além disso, como uma plataforma completa para o varejo, estamos um passo além, pensando nas experiências que a tecnologia pode proporcionar, não só ao nosso cliente, mas, também, ao cliente do nosso cliente”, conclui Ronan Maia, vice-presidente de Distribuição e Varejo da TOTVS.
Nova fase
Já foi iniciada uma 2ª fase do projeto tecnológico, que envolve a implementação de um software de gestão robusto, também da TOTVS. Nativamente integrado ao PDV, o sistema será responsável por consolidar os dados gerados por todas as lojas em um ambiente único e, a partir dessa base, gerar as informações fiscais e contábeis da empresa. Isso permitirá à Miniso ter uma visão macro dos seus negócios no Brasil, com controle centralizado de todas as suas operações. A previsão é que este Go Live ocorra até o final de maio de 2018.
A empresa também estuda outras soluções especialistas da TOTVS para potencializar a análise de pedidos de produtos e, assim, evitar a ruptura nas vendas.
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