22 de março de 2016

Manoel Lemos dá início ao primeiro encontro do Lidercom

Em 17 de março, o Conselho Deliberativo da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial se reuniu pela primeira vez em 2016. Nesse encontro, foram nomeados três novos conselheiros: Luciana Coen, diretora de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social na SAP, Fernando Egydio, diretor de Comunicação da Brookfield, e Marcello D’Angelo, diretor de Comunicação do Grupo Camargo Corrêa.

Após a reunião, o grupo de conselheiros e mais alguns convidados participaram do primeiro encontro doLidercom CEOs, iniciativa da Aberje de criar um espaço para os altos dirigentes da comunicação empresarial trocarem experiências e diálogos com grandes CEOs.

Nesse primeiro encontro, a conversa foi com o empreendedor e investidor Manoel Lemos, sócio da Redpoint eventure, o primeiro fundo de Venture Capital brasileiro patrocinado por fundos do Vale do Silício. Com passagem pela Editora Abril como Chief Digital Officer, ele falou sobre o ecossistema de empreendedorismo no Brasil. “Há 15 anos, se você quisesse montar uma empresa de e-commerce no Brasil, você tinha que montar a empresa de e-commerce, a de pagamento, a de detecção de fraude, a de logística”, afirmou.

Lemos incorporou um novo modo de atuar nos processos digitais na empresa. Hoje, na RedPoint, seu papel é investir em startups de modo a promover o seu desenvolvimento e aumentar a sua densidade no mercado brasileiro. Ele afirma ser o Brasil um bom ambiente para o crescimento das empresas de tecnologia, principalmente pelo grande público que é o brasileiro – mais de 100 milhões de pessoas conectadas no país. Segundo ele, o ecossistema é suficiente, mas ainda faltam alguns ajustes, como aumento de investimos corporativos e na infraestrutura.

Manoel Lemos, sócio da Redpoint eventure, fala sobre o ecossistema do empreendedorismo no Brasil no Lidercom CEOs

 

Luís Antônio Giron

Jornalista e escritor, Doutor em Comunicações e Artes e Mestre em Musicologia pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Trabalhou como editor e repórter especial nas seguintes publicações: Folha de S. Paulo, Veja, O Estado de S. Paulo, Gazeta Mercantil e Época. Como gerente de Multimídia da Fundação Padre Anchieta, reorganizou o portal cmais. Produziu e redigiu documentários e programas na TV Cultura. Livros publicados: Ensaio de Ponto (romance, Editora 34, 1998), Mário Reis, o fino do samba (biografia, 2001), Até nunca mais por enquanto (contos, Record, 2004), Minoridade crítica: folhetinistas diletantes nos jornais da corte (Edusp/Ediouro, 2004), Teatro de Gonçalves Dias (Martins Fontes, 2005) e Crônicas Reunidas de Gonçalves Dias (Academia Brasileira de Letras, 2013).

  • COMPARTILHAR: