Malala é estrela de documentário do Itaú
“Palavras têm poder. Quando você levanta sua voz para uma causa que acredita, cada palavra que diz importa”. O incentivo à leitura desde a infância foi a fagulha que iniciou a luta da ativista paquistanesa Malala Yousafzai pela educação em seu país, transformando-a em uma das mais conhecidas vozes em defesa do assunto ao redor do mundo – e a mais jovem laureada com o prêmio Nobel da Paz. Essa relação de Malala com os livros é o fio condutor do minidocumentário “A Biblioteca de Malala”, produzido pelo Itaú Unibanco – empresa associada da Aberje – a partir de uma entrevista feita com a paquistanesa durante sua visita a São Paulo em julho de 2018.
O minidocumentário está disponível desde a última quarta-feira (24) na TV paga, nos canais dos grupos Fox e Turner, e a partir desta sexta (26) nos canais digitais do banco. Faz parte da campanha Leia para uma Criança 2018 – que desde 2010 já distribuiu mais de 52 milhões de livros gratuitos por todo o país.
A produção tem direção da DPZ&T, edição da Damasco Filmes e foi gravada na sede do Itaú Unibanco na capital paulista. Malala é entrevistada pela jornalista Adriana Carranca – que mediou o debate sobre educação e empoderamento com participação da paquistanesa realizado em São Paulo em julho. Além disso, Adriana é autora do livro “Malala, a menina que queria ir para a escola”.
O filme gira em torno dos livros: como a paquistanesa começou a ler incentivada pelo pai, quais são seus exemplares favoritos, como eles são uma ferramenta de igualdade e empoderamento e como essa experiência com a leitura desde cedo a conduziu para novos caminhos capazes de mudar não somente sua vida, mas a do mundo inteiro. Assista aqui: https://youtu.be/zSXHMK0q-LE
Inserido na campanha Leia para uma Criança 2018, o documentário traça um paralelo com a história da protagonista do filme “Robô” – uma menina que, a partir do momento em que é incentivada pelo pai a ler um livro com o tema, se encanta com a história, desenvolve diversos projetos e alcança um futuro que ninguém imaginava. “Malala mostra a importância de ter sido incentivada pelo pai desde cedo a ler, e sua história ensina como o livro empodera e faz você acreditar que pode ir além. Trazê-la a São Paulo reflete nosso compromisso de inspirar o poder de transformação das pessoas, dando às crianças brasileiras o exemplo vivo de que elas podem ser o que quiserem se tiverem a educação e a leitura como partes importantes de suas vidas”, explica Eduardo Tracanella, diretor de marketing institucional do Itaú Unibanco.
O minidocumentário completo tem duração de 7 minutos e será exibido em canais de TV por assinatura, além de estar disponível nas redes sociais do Itaú. O material também terá um trailer e quatro pílulas de 60’’, cada uma focada em um tema: o que aprendi com os livros; por que ler para uma criança; a importância da leitura; atitudes que mudam o mundo. “Não foi obra do acaso ter o documentário neste segundo momento da campanha. Até porque Malala está presente de alguma forma no nosso filme que está no ar. O Itaú a trouxe em julho para São Paulo e notamos que ela serviu de inspiração para o desenvolvimento da campanha deste ano: temos uma criança enfrentando condições adversas, mas no fim triunfando em sua jornada graças à leitura e a educação”, afirma Rafael Urenha, CCO da DPZ&T.
A campanha Leia para uma Criança 2018 começou no dia 9 de outubro. Os kits de livros físicos para distribuição neste ano já se esgotaram, mas no siteitau.com.br/leiaparaumacrianca é possível fazer o download da coleção de livros digitais Itaú. São 10 títulos infantis disponíveis para download no celular.
Link para o Doc completo https://youtu.be/zSXHMK0q-LE
Destaques
- Missão COP30: e-book de curso preparatório para comunicadores está disponível para associadas
- Referência FC estreia na Copinha com apoio da Aberje e da Prefeitura de Embu das Artes
- Diageo Day celebra conexões no mercado de bebidas a partir de relacionamento com públicos estratégicos
- Capítulo Aberje MG e parceiros se unem em campanha contra violência de gênero
- Lab de Comunicação para Diversidade discute políticas efetivas de DEI no mercado brasileiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados