19 de junho de 2020

Mais da metade dos brasileiros querem pagamentos em tempo real via aplicativos ou mídias sociais, indica Mastercard

Uma recente pesquisa encomendada pela Mastercard, empresa associada da Aberje, revelou o interesse dos brasileiros por pagamentos em tempo real – modalidade que permite transações ininterruptas, disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana e 365 dias do ano e com disponibilização dos fundos em tempo real. De acordo com o levantamento, cerca de 75% dos entrevistados gostariam de poder pagar em tempo real independentemente do provedor de serviços financeiros, enquanto 53% gostariam utilizar essa forma de pagamento via aplicativos de mensagens ou mídias sociais.

Facilidade e conveniência foram apontadas como os principais benefícios percebidos dos pagamentos digitais. Os dados reforçam a percepção de que o Brasil é terreno fértil para a evolução dos pagamentos em tempo real, pauta que está em discussão no Banco Central.

Essa modalidade de pagamento oferece a oportunidade de capturar uma parte significativa do volume de transações realizadas. No Brasil, os pagamentos eletrônicos representam cerca de 44% do consumo das famílias, segundo dados da Abecs, e os pagamentos em tempo real representam mais uma forma de ampliar essa participação de pagamentos eletrônicos. “Os brasileiros desejam incluir essa modalidade de pagamento em suas vidas e esperam que as instituições financeiras trabalhem para que essa seja uma realidade no futuro próximo. Até 2030, 55% dos entrevistados esperam que todas as transações financeiras sejam realizadas em tempo real, ou seja, instantaneamente. Para que isso seja possível, devemos seguir trabalhando no desenvolvimento de soluções interoperáveis, e de padrões focados na eficiência e na experiência do usuário”, afirma João Pedro Paro Neto, Presidente da Mastercard Brasil e Cone Sul.

A pandemia da Covid-19 também trouxe inúmeras mudanças para os consumidores. Segundo a pesquisa, 56% dos brasileiros entrevistados afirmaram ter mudado o comportamento de pagamento devido à pandemia e cerca de 75% dos entrevistados afirmaram ter aumentado o uso de pagamentos digitais devido ao distanciamento social.

Apesar de famintos por novidades, os brasileiros querem garantias de que as transações que fazem sejam seguras. Entre os respondentes, 15% não experimentariam um novo método de pagamento pela preocupação com a segurança. Reconhecimento de impressão digital foi considerada a forma mais rápida e segura de autenticar pagamentos para 89% dos respondentes, seguida por reconhecimento de retina (80%); reconhecimento facial (69%); senha numérica pessoal (65%); microchip subcutâneo (53%) e identificação de voz (40%).

Os brasileiros também demonstraram um intenso apetite por novos serviços que tornem suas vidas mais fáceis. Mais de 70% dos respondentes gostariam de utilizar o celular para pagar todas as formas de transporte público, enquanto 56% considerariam útil poder dividir o custo de uma compra com outras pessoas – uma refeição compartilhada, por exemplo – no momento do evento.

FUTURO – Até 2030, 55% dos brasileiros esperam que todas as transações financeiras sejam em tempo real. Mais de 40% dos entrevistados acreditam que as lojas não aceitarão mais pagamentos em dinheiro, enquanto 27% desejam poder realizar pagamentos por meio de seus assistentes virtuais e 25% acreditam que não haverá mais agências bancárias – apenas bancos virtuais.

As entrevistas online foram conduzidas pela Kantar, por solicitação da Mastercard, entre os dias 26 e 30 de maio com 508 consumidores brasileiros bancarizados de todas as regiões do país e portadores de smartphone.

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