Mais da metade dos brasileiros querem pagamentos em tempo real via aplicativos ou mídias sociais, indica Mastercard
Uma recente pesquisa encomendada pela Mastercard, empresa associada da Aberje, revelou o interesse dos brasileiros por pagamentos em tempo real – modalidade que permite transações ininterruptas, disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana e 365 dias do ano e com disponibilização dos fundos em tempo real. De acordo com o levantamento, cerca de 75% dos entrevistados gostariam de poder pagar em tempo real independentemente do provedor de serviços financeiros, enquanto 53% gostariam utilizar essa forma de pagamento via aplicativos de mensagens ou mídias sociais.
Facilidade e conveniência foram apontadas como os principais benefícios percebidos dos pagamentos digitais. Os dados reforçam a percepção de que o Brasil é terreno fértil para a evolução dos pagamentos em tempo real, pauta que está em discussão no Banco Central.
Essa modalidade de pagamento oferece a oportunidade de capturar uma parte significativa do volume de transações realizadas. No Brasil, os pagamentos eletrônicos representam cerca de 44% do consumo das famílias, segundo dados da Abecs, e os pagamentos em tempo real representam mais uma forma de ampliar essa participação de pagamentos eletrônicos. “Os brasileiros desejam incluir essa modalidade de pagamento em suas vidas e esperam que as instituições financeiras trabalhem para que essa seja uma realidade no futuro próximo. Até 2030, 55% dos entrevistados esperam que todas as transações financeiras sejam realizadas em tempo real, ou seja, instantaneamente. Para que isso seja possível, devemos seguir trabalhando no desenvolvimento de soluções interoperáveis, e de padrões focados na eficiência e na experiência do usuário”, afirma João Pedro Paro Neto, Presidente da Mastercard Brasil e Cone Sul.
A pandemia da Covid-19 também trouxe inúmeras mudanças para os consumidores. Segundo a pesquisa, 56% dos brasileiros entrevistados afirmaram ter mudado o comportamento de pagamento devido à pandemia e cerca de 75% dos entrevistados afirmaram ter aumentado o uso de pagamentos digitais devido ao distanciamento social.
Apesar de famintos por novidades, os brasileiros querem garantias de que as transações que fazem sejam seguras. Entre os respondentes, 15% não experimentariam um novo método de pagamento pela preocupação com a segurança. Reconhecimento de impressão digital foi considerada a forma mais rápida e segura de autenticar pagamentos para 89% dos respondentes, seguida por reconhecimento de retina (80%); reconhecimento facial (69%); senha numérica pessoal (65%); microchip subcutâneo (53%) e identificação de voz (40%).
Os brasileiros também demonstraram um intenso apetite por novos serviços que tornem suas vidas mais fáceis. Mais de 70% dos respondentes gostariam de utilizar o celular para pagar todas as formas de transporte público, enquanto 56% considerariam útil poder dividir o custo de uma compra com outras pessoas – uma refeição compartilhada, por exemplo – no momento do evento.
FUTURO – Até 2030, 55% dos brasileiros esperam que todas as transações financeiras sejam em tempo real. Mais de 40% dos entrevistados acreditam que as lojas não aceitarão mais pagamentos em dinheiro, enquanto 27% desejam poder realizar pagamentos por meio de seus assistentes virtuais e 25% acreditam que não haverá mais agências bancárias – apenas bancos virtuais.
As entrevistas online foram conduzidas pela Kantar, por solicitação da Mastercard, entre os dias 26 e 30 de maio com 508 consumidores brasileiros bancarizados de todas as regiões do país e portadores de smartphone.
Destaques
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados