Livro sobre tendências em comunicação organizacional discute narrativas rituais
O livro “Tendências em comunicação organizacional: temas emergentes no contexto das organizações”, organizada pelo Grupo de Pesquisa EstratO, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), traz 20 temas atuais que impactam o estudo da comunicação organizacional.
Paulo Nassar, professor titular da ECA-USP e diretor-presidente da Aberje, Luiz Alberto de Farias, professor livre-docente da ECA-USP, e Emiliana Pomarico, doutora em Comunicação pela ECA-USP e gerente da Escola Aberje de Comunicação, contribuem para a obra, com artigo intitulado “Narrativas rituais: uma aproximação entre comunicação e antropologia”. No texto, os autores tecem interfaces entre as áreas de Comunicação e Relações Públicas com a Antropologia, a Literatura e a História, com reflexões sobre mitos, rituais e narrativas. “Em tempos de obesidade informacional e fome de sentido e significado, a comunicação de uma organização, seja instituição ou empresa, adquiriu dimensão estratégica”, afirmam.
Outros temas abordados no livro são: influenciadores, whatsapp, big data, diversidade, acessibilidade, fake news e responsabilidade socioambiental. O prefácio da obra é de Ivone de Lourdes Oliveira, professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC-Minas.
O e-book pode ser acessado no site da UFSM, neste link.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Em entrevista a CNN, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil fala sobre comunicação e sustentabilidade
- EMIS é nova associada da Aberje
- Lab de Comunicação para a Sustentabilidade discute oportunidades e desafios para ações sociais
- Seminário da USP debate opinião, política e democracia na atualidade
- Aberje recebe lançamento do livro “Diálogos com o futuro” da Rede Educare, com patrocínio da Bayer
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Fala na abertura do Seminário Opinião Pública, Política e DemocraciaRegina Macedo Narrativas femininas: amplitude e diversidade na comunicaçãoPatricia Santana de Oliveira Qual retorno do investimento em PR?Marcos Santos Esporte como Plataforma de MarcaCarlos Parente Na vida e no mundo corporativo, não há texto sem contexto