Livro sobre tendências em comunicação organizacional discute narrativas rituais
O livro “Tendências em comunicação organizacional: temas emergentes no contexto das organizações”, organizada pelo Grupo de Pesquisa EstratO, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), traz 20 temas atuais que impactam o estudo da comunicação organizacional.
Paulo Nassar, professor titular da ECA-USP e diretor-presidente da Aberje, Luiz Alberto de Farias, professor livre-docente da ECA-USP, e Emiliana Pomarico, doutora em Comunicação pela ECA-USP e gerente da Escola Aberje de Comunicação, contribuem para a obra, com artigo intitulado “Narrativas rituais: uma aproximação entre comunicação e antropologia”. No texto, os autores tecem interfaces entre as áreas de Comunicação e Relações Públicas com a Antropologia, a Literatura e a História, com reflexões sobre mitos, rituais e narrativas. “Em tempos de obesidade informacional e fome de sentido e significado, a comunicação de uma organização, seja instituição ou empresa, adquiriu dimensão estratégica”, afirmam.
Outros temas abordados no livro são: influenciadores, whatsapp, big data, diversidade, acessibilidade, fake news e responsabilidade socioambiental. O prefácio da obra é de Ivone de Lourdes Oliveira, professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC-Minas.
O e-book pode ser acessado no site da UFSM, neste link.
Destaques
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
- Lançamento do Livro “Brand Publishing na Prática” reúne especialistas em Comunicação
- Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações
- Websérie destaca os protagonistas da comunicação com stakeholders
- Os desafios permanentes da comunicação na mineração e da reparação em Mariana
ARTIGOS E COLUNAS
Lucas Bosco Tecnologias humanasCarlos Parente Comunicação, tecnologia e comportamento: um desenho rasurado na prancheta do artistaLuis Alcubierre O perigo do charme eleitoral e a urgente necessidade do senso crítico nas urnasGiovanni Nobile Dias “Em tempos de disseminação de desinformação, o papel do comunicador responsável e transparente nunca foi tão importante”Paulo Nassar A Importância do Associativismo: 57 Anos de Compromisso da Aberje com a Comunicação Empresarial