Livro mostra desenvolvimento da área de Diversidade e Inclusão da TIM
01 de julho de 2022
  • English

  • VP de Recursos Humanos da operadora, Maria Antonietta Russo, é uma das coautoras da publicação “Mulheres que Transformam”, da Editora Leader, que reúne histórias de mulheres que transformaram seus ambientes
  • Executiva conta como inspirou e liderou a implantação da cultura de respeito, diálogo e inclusão em todos os níveis da companhia 

A VP de Recursos Humanos da TIM, Maria Antonietta Russo, é co-autora do recém-lançado livro “Mulheres que Transformam”, da Editora Leader. A publicação, apoiada pela operadora, traz histórias de mulheres empoderadas que ressignificaram suas trajetórias e mudaram os ambientes em que atuam. No capítulo “O verdadeiro desafio: as pessoas”, a executiva conta como foi a criação da área de Diversidade e Inclusão da TIM no Brasil.

Líder em Recursos Humanos há mais de 20 anos, Maria Antonietta chegou ao país em 2019 para assumir o cargo na TIM, com a missão de suportar o projeto de transformação digital da companhia, imprimindo uma visão de empresa mais ágil e ainda mais inovadora. No livro, ela ressalta a importância de uma cultura inclusiva para o sucesso do negócio: “estimular um ambiente aberto ao confronto, à liberdade de expressão e à coragem de ir além sem medo é fundamental para gerar mais inovação, além de ser a base de uma cultura do respeito e da valorização das individualidades”, destaca. A escalada desse processo de mudanças culminou na criação da área de Diversidade e Inclusão da TIM Brasil, em setembro de 2019, alinhada aos pilares ESG da empresa. “Foi um longo percurso com obstáculos e também com muitos aprendizados e conquistas. Hoje, o tema de D&I faz parte da nossa agenda estratégica”, complementa a executiva.

Nestes mais de dois anos, a TIM vem liderando iniciativas dedicadas aos pilares de gênero, raça, gerações, pessoas LGBTI+ e com deficiência. A empresa já recebeu diversos reconhecimentos, como o GSMA’s Diversity in Tech Award, um dos mais importantes prêmios internacionais para o setor de telecomunicações, pelo empenho em prol da valorização da diversidade e do respeito aos direitos humanos. É destaque também a inclusão da TIM Brasil no Refinitiv Diversity & Inclusion Index – que mede o desempenho de mais de 11 mil empresas globais com base em iniciativas de diversidade, inclusão e desenvolvimento de carreiras – e no Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg.

O livro “Mulheres que Transformam” traz outras narrativas inspiradoras de mulheres que estimularam o diálogo sobre questões de equidade de gênero e ressignificação do papel feminino, provocando reflexão na sociedade. A obra foi coordenada por Marisa Salgado, Andréia Roma e Tania Moura. O primeiro evento de lançamento acontece em São Paulo, nesta quinta-feira (30), e estão previstos encontros em outras capitais do Brasil.

 
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.