Lidercom Minas Gerais discute liderança social para operar novas narrativas
Aconteceu no dia 26 de abril o encontro Lidercom Minas Gerais, promovido pela Aberje, com a presença dos principais diretores das empresas associadas da região. A palestra foi ministrada por Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor livre-docente da ECA-USP, com o tema “Liderança social para operar novas narrativas”.
Nassar ressaltou o desafio da comunicação nos dias atuais, com canais de mídias cada vez mais abundantes. Também comentou a necessidade de uma relação entre as áreas institucionais e de negócios, bem como a criação de uma matriz de narrativas, ou seja, diferentes formas de comunicação e objetivos para atender as necessidades dessas duas áreas.
Ele também destacou a “Licença Social para Operar (LSO), isto é, a autorização que a sociedade concede para que uma organização inicie ou mantenha suas atividades. É preciso um processo de inteligência, patrocinado pelo comando, que tem como objetivo refletir sobre os impactos sociais, políticos e comunicacionais das organizações. Também deve-se estabelecer uma relação de confiança entre organizações e seus stakeholders, por meio de uma matriz de narrativas claras de direitos e compromissos entre a empresa e seus públicos.
O Lidercom é uma iniciativa da Aberje que surgiu em 2016, com o objetivo de criar um espaço de diálogo e relacionamento para os altos dirigentes da comunicação corporativa.
Participaram do encontro:
Arthur Ferreira S. Júnior (Petrobras);
Cássia Cinque (Vale e membro do Conselho Deliberativo Aberje);
Danielli Gaiotti (ArcellorMittal);
Etevaldo Lucas Queiroz (Cemig);
Luciene Cristina Silva (Vale);
Maria Teresa Goulart Paradis (Sebrae MG);
Mariana Rosa (Anglo American);
Othon de Villefort Maia (Anglo Gold Ashanti);
Ricardo Siqueira Campos (Fundação Dom Cabral);
Roberto Baraldi (Fiat Chrysler Brasil);
Wagner Tameirão (Vale)
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Page Spring Seminar de 2024 explorou desafios e oportunidades da Comunicação em um cenário globalizado e complexo
- A mudança em foco: transição de carreira da Comunicação para a Fotografia
- Reflexões sobre Comunicação Estratégica em palestra para a Polícia Militar do Estado de São Paulo
- Unimed Cerrado é nova associada da Aberje
- Museu da Língua Portuguesa é novo associado da Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Hamilton dos Santos Reflexões sobre o Page Spring Seminar 2024: desafios e oportunidades de uma comunicação globalElizeo Karkoski Velhos problemas, novo olhar para soluçõesPatricia Santana de Oliveira Usando o futuro para compensar decisões do passadoPatricia Marins O desafio de construir reputação e marcas num mundo algorítmico com vieses, preconceitos e deepfakesVictor Pereira Como estão as pesquisas acadêmicas internacionais sobre uso de inteligência artificial para comunicadores
BLOGS
Lidercom Minas Gerais discute liderança social para operar novas narrativas
Aconteceu no dia 26 de abril o encontro Lidercom Minas Gerais, promovido pela Aberje, com a presença dos principais diretores das empresas associadas da região. A palestra foi ministrada por Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor livre-docente da ECA-USP, com o tema “Liderança social para operar novas narrativas”.
Nassar ressaltou o desafio da comunicação nos dias atuais, com canais de mídias cada vez mais abundantes. Também comentou a necessidade de uma relação entre as áreas institucionais e de negócios, bem como a criação de uma matriz de narrativas, ou seja, diferentes formas de comunicação e objetivos para atender as necessidades dessas duas áreas.
Ele também destacou a “Licença Social para Operar (LSO), isto é, a autorização que a sociedade concede para que uma organização inicie ou mantenha suas atividades. É preciso um processo de inteligência, patrocinado pelo comando, que tem como objetivo refletir sobre os impactos sociais, políticos e comunicacionais das organizações. Também deve-se estabelecer uma relação de confiança entre organizações e seus stakeholders, por meio de uma matriz de narrativas claras de direitos e compromissos entre a empresa e seus públicos.
O Lidercom é uma iniciativa da Aberje que surgiu em 2016, com o objetivo de criar um espaço de diálogo e relacionamento para os altos dirigentes da comunicação corporativa.
Participaram do encontro:
Arthur Ferreira S. Júnior (Petrobras);
Cássia Cinque (Vale e membro do Conselho Deliberativo Aberje);
Danielli Gaiotti (ArcellorMittal);
Etevaldo Lucas Queiroz (Cemig);
Luciene Cristina Silva (Vale);
Maria Teresa Goulart Paradis (Sebrae MG);
Mariana Rosa (Anglo American);
Othon de Villefort Maia (Anglo Gold Ashanti);
Ricardo Siqueira Campos (Fundação Dom Cabral);
Roberto Baraldi (Fiat Chrysler Brasil);
Wagner Tameirão (Vale)
COMENTÁRIOS:
Deixe um comentário
Destaques
- Page Spring Seminar de 2024 explorou desafios e oportunidades da Comunicação em um cenário globalizado e complexo
- A mudança em foco: transição de carreira da Comunicação para a Fotografia
- Reflexões sobre Comunicação Estratégica em palestra para a Polícia Militar do Estado de São Paulo
- Unimed Cerrado é nova associada da Aberje
- Museu da Língua Portuguesa é novo associado da Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Hamilton dos Santos Reflexões sobre o Page Spring Seminar 2024: desafios e oportunidades de uma comunicação globalElizeo Karkoski Velhos problemas, novo olhar para soluçõesPatricia Santana de Oliveira Usando o futuro para compensar decisões do passadoPatricia Marins O desafio de construir reputação e marcas num mundo algorítmico com vieses, preconceitos e deepfakesVictor Pereira Como estão as pesquisas acadêmicas internacionais sobre uso de inteligência artificial para comunicadores