Líder na produção e comercialização de produtos de nióbio, CBMM associa-se à Aberje
Com planta industrial em Araxá (MG), onde foi fundada em 1955, a CBMM é líder mundial na produção e comercialização de produtos de nióbio e única presente em todos os segmentos desse mercado. Conta com 2000 empregados diretos e fornece produtos e tecnologia de ponta a mais de 400 clientes, em mais de 40 países, atendendo os setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial e energia. E acaba de tornar-se associada da Aberje.
A companhia tem escritórios e subsidiárias na China, Países Baixos, Singapura, Suíça e Estados Unidos. Mesmo atuando nos quatro cantos do mundo, a CBMM é uma empresa genuinamente brasileira. Seu lucro é realizado e consolidado no Brasil, toda a sua tecnologia é gerada no país e a maioria dos colaboradores está alocada nos estados de São Paulo e Minas Gerais.
A chegada ao topo do mercado não foi por acaso. Essa posição privilegiada é resultado de seu Programa de Tecnologia e do fato de a inovação fazer parte do DNA da empresa desde o início de sua história. A companhia teve, e continua tendo, papel relevante no desenvolvimento do mercado global, por meio de seus investimentos em novas tecnologias e aplicações. Para se manter na posição de vanguarda, a CBMM adquiriu, em 2019, participação na 2DM, empresa spin-off da NUS – National University of Singapore, com sede em Singapura, dedicada à produção de grafeno, material que tem sinergia com o nióbio e contribuirá com o desenvolvimento de aplicações inovadoras para o setor automotivo, de construção e de infraestrutra.
O robusto Programa de Tecnologia da CBMM recebe, anualmente, investimento entre R$ 150 milhões e R$ 200 milhões, e tem parcerias estratégicas com universidades, centros de pesquisa e clientes internacionais, o que proporciona à indústria brasileira um importante legado de pesquisas e inovação no segmento de materiais avançados.
COMUNICAÇÃO – A inovação e a tecnologia também estão cada vez mais presentes nas ações de comunicação da empresa, que têm foco em diferentes stakeholders e em todos os continentes. “Se no campo das ciências da saúde o distanciamento social se tornou uma realidade, na comunicação global o fenômeno é exatamente o contrário: o avanço das tecnologias digitais e o atual contexto sanitário aceleraram transformações profundas no comportamento social e propiciaram um protagonismo ainda maior por parte de toda a sociedade no processo de comunicação. Diversas pesquisas mostram que a geração, a veiculação e o consumo de conteúdo público cresceram em 2020”, manifesta Giuliano Michel Fernandes, gerente de Marketing da CBMM.
Ele rememora Don Tapscott e David Ticoll na célebre obra “The Naked Corporation”, onde já previam que as empresas e instituições seriam “despidas” se a atividade de comunicação não estivesse alinhada com a essência e os atos genuínos das mesmas. “No atual contexto, de maior exercício da cidadania da iniciativa privada exigido pela sociedade em geral, as empresas – talvez mais do que nunca – têm a necessidade de reforçar sua interação com os diferentes atores da comunicação que a circundam como funcionários, comunidade, clientes, entre outros, nos mais diferentes formatos, canais e escopo geográfico”, diz.
Mais recentemente, com o reforço da estrutura especializada em marketing e comunicação, a companhia avançou em sua estratégia global que privilegia o digital, incluindo foco e infraestrutura específica para a China. Vale lembrar que “queridinhos dos brasileiros” como Instagram, Facebook, LinkedIn e mecanismos de busca do Google são irrelevantes na China. Tamanha amplitude em uma empresa com origem e headquarter no Brasil é um grande desafio assim como motivo de orgulho nacional.
Visando fortalecer sua presença internacional, a companhia lançou sua marca exclusiva de produtos e tecnologia, a NIOBIUM, que está associada à Formula E, modalidade automobilística de carros elétricos que ganha cada vez mais visibilidade no mundo, especialmente junto ao publico jovem, trazendo formatos inovadores de comunicação e de engajamento com temas ligados à mobilidade sustentável nos principais centros urbanos do mundo.
Outra ação inovadora é a associação da marca como parceira de fundação e fornecedora de tecnologia da EXTREME E, que propõe o awareness acerca de biomas e regiões sob alto risco devido ao impacto das mudanças climáticas por meio de competição e documentário usando SUVs elétricos e infraestrutura sustentável.
O projeto conta com um comitê científico internacional de peso e já conseguiu atrair empresas com apelo sustentável do mundo da moda ao da tecnologia, além de ativistas ambientais e vencedores do Oscar como o ator Leonardo di Caprio e o diretor Fisher Stevens. O campeonato e documentário inaugural está planejado para 2021 e prevê uma etapa no Brasil.
Todas as ações de comunicação – externa e institucional, relações com a imprensa, eventos, ativação de patrocínios incentivados, criação de conteúdo e inteligência de mercado – estão sob o guarda-chuva do departamento de Marketing, responsável pela gestão da marca e pela reputação da CBMM. O objetivo central da equipe é garantir consistência na comunicação, gerando percepção de valor entre os públicos estratégicos.
Para conhecer mais sobre a CBMM, visite www.cbmm.com
Destaques
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados