30 de maio de 2022

Klabin patrocina primeira edição da Bienal do Lixo, em São Paulo

Companhia terá instalação interativa para estimular a reflexão sobre sustentabilidade e participará de painéis ao longo do evento

Os visitantes da Bienal poderão conhecer o KlaCup Bio, solução biodegradável para copos da Klabin
Reforçando seu compromisso socioambiental, a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, participa da primeira edição da Bienal do Lixo de São Paulo, aberta ao público a partir de hoje, sexta-feira, 27 de maio, no Parque Villa Lobos, em São Paulo. A Companhia convida o público para participar de uma “Jornada Sustentável”, oferecendo aos visitantes do evento uma experiência interativa, que incentiva a reflexão sobre a responsabilidade ambiental de cada cidadão e reforça os atributos de sustentabilidade do papel. A instalação da Klabin é composta por atividades que se dividem em três momentos: conscientização, reflexão e atitudes sustentáveis, e ainda tem um plantômetro, que mostrará, em tempo real, o volume de árvores plantadas pela empresa durante o evento, reforçando a importância das árvores na descarbonização do planeta e no combate às mudanças climáticas.

A Klabin também marca presença na agenda de Painéis de Diálogo da Bienal do Lixo, participando de discussões relevantes ao lado de especialistas. Na terça-feira, 31 de maio, às 11h, a empresa integrará o painel “ESG – Os desafios que o lixo traz”, representada por Júlio Nogueira, gerente Corporativo de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin. Já no domingo, 5 de junho, data em que o Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado, às 16h, a Companhia participa do painel “Conexão COP27 – Os desafios em resíduos sólidos”, que contará com a participação de Henrique Luvison, gerente de Responsabilidade Ambiental da Klabin.

A gestão de resíduos é parte prioritária da agenda de sustentabilidade da Klabin, que tem como meta, até 2030, zerar a destinação de seus resíduos industriais para aterros. “Somos a maior recicladora de papéis do Brasil e estamos sempre em busca de iniciativas e parcerias que nos auxiliem a evoluir nessa temática e a Bienal do Lixo vem ao encontro dessa necessidade. É extremamente importante ampliarmos a discussão em torno do assunto, difundindo informações relevantes e conscientizando cada vez mais pessoas sobre a importância da correta destinação de resíduos”, comenta Francisco Razzolini, Diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos da Klabin.

KlaCup Bio

Quem passar pela plenária da Bienal do Lixo poderá utilizar o KlaCup Bio, solução reciclável e biodegradável para copos da Klabin. O produto se destaca pela aplicação de barreira à base d’água, em substituição a outros materiais menos sustentáveis normalmente utilizados para este fim, fato que otimiza, ainda mais, o processo de reciclagem dos copos. As barreiras são revestimentos aplicados ao papel-cartão, que garantem a resistência necessária para o contato com alimentos e bebidas, em diferentes temperaturas.

No último ano, a Klabin anunciou um investimento de R$ 40 milhões em tecnologia para aplicação de barreira. O aporte, que terá sua segunda fase concluída em julho de 2022, permitirá à Klabin a produção em maior escala do KlaCup Bio, além de outros lançamentos, que ampliarão de maneira significativa a oferta de soluções cada vez mais sustentáveis ao mercado.

Serviço
I Bienal do Lixo de São Paulo.
Data: De 27 de maio a 5 de junho de 2022.
Local: Parque Villa Lobos – Esplanada e Biblioteca (Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 1365 – Alto de Pinheiros — São Paulo – SP).
Acesso gratuito, com retirada antecipada de ingressos pela plataforma Sympla.

Sobre a Bienal do Lixo

A Bienal do Lixo é um projeto cultural que tem a arte como meio de dialogar as relações do homem com o meio ambiente. O evento reúne obras de arte feitas a partir de material de descarte, intervenções artísticas, oficinas, mostra de cinema, palestras e painéis sobre o tema, sendo o projeto totalmente gratuito e acessível para pessoas com deficiências.

Inspirada em uma corrente artística mundial inovadora que foi impulsionada pelos problemas ambientais da atualidade, a Bienal do Lixo não se limita apenas em incluir o meio ambiente em suas criações, mas o converte na própria obra para promover a conscientização sobre a preservação do planeta.

Dentre os artistas escolhidos para apresentar obras sobre o tema estão Bordalo II, Cacau, Jota Azevedo, Carmem Seibert, Jorge Solyano, Rafael Zaca, Valter Nu, Leo Piló, Afonso Campos e Ubiratan Fernandes. A exposição ocorrerá na esplanada do Parque Villa-Lobos.

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *