01 de junho de 2018

Kalunga completa 46 anos de atuação no varejo brasileiro

Fundada há mais de 45 anos, a Kalunga – empresa associada da Aberje – é a maior varejista de suprimentos de informática, material de escritório e papelaria do País. Ao longo de sua trajetória, a empresa se modernizou, adotou tecnologias de ponta, e novas linhas de produtos foram agregadas ao seu portfólio.

Seu nome, escolhido pelo fundador da rede Damião Garcia, falecido em 2016, tem origem no dialeto banto africano e significa “tudo de bom”. Ao acreditar que esse nome traria um bom presságio para o negócio, ele começou a história da rede de lojas em 1972, na cidade de São Paulo, com sua pequena papelaria na Rua Vergueiro, no bairro da Vila Mariana. Hoje pode-se dizer que o nome, com certeza, trouxe sorte para a companhia: é a maior empresa brasileira na distribuição de suprimentos para escritório, informática e materiais escolares.

Ao longo do tempo, a gestão campeã, aliada a uma forte estratégia de crescimento e de marketing fizeram com que a Kalunga fosse capaz de atender papelarias e fornecer suprimentos de escritório para empresas de pequeno a grande porte. Em seu início, a Kalunga se tornou um forte atacadista nesse segmento, atendendo papelarias e fornecendo suprimentos de escritório para empresas de pequeno a grande porte. Na da década de 80, por exemplo, a empresa ganhou repercussão nacional ao patrocinar o Corinthians. Com essa iniciativa ousada, a marca estampou sua logomarca nas camisas do time por mais de dez anos.

Perto do fim da década, em 1988, o grupo adquiriu a Gráfica dos Salesianos que e passou a se chamar Spiral do Brasil, dando início à linha própria de produção de cadernos e suprimentos de escritório. Em 2004 a rede contava com 27 lojas e com um arrojado plano de expansão. Para suportar um crescimento acelerado é inaugurado um novo e moderno Centro de Distribuição, com alto investimento em equipamentos e softwares de gestão (WMS), tornando a operação totalmente paperless.

 

Varejo hi-tech – Os anos 90 foram um marco da evolução tecnológica no País, e a Kalunga começou a atuar fortemente na categoria de informática, dando seus primeiros passos no varejo. Diante desse cenário, a marca investiu em tecnologia, modernização, evolução do autosserviço e passou a interligar suas lojas em tempo real. No final da década, surgiu o site da Kalunga e, a partir de 2001, foi inaugurada a loja virtual (e-commerce), que se tornou referência no segmento de papelaria.

E-commerce e televendas – Com o forte crescimento do e-commerce e televendas, a Kalunga inaugurou no final dos anos 2000 um novo Centro de Distribuição, localizado em Barueri, Região Metropolitana de São Paulo, dedicado a esses dois canais de vendas. Com alto investimento em equipamentos e softwares de gestão (WMS), tornando a operação totalmente paperless, ou seja, que dispensa o uso de papeis. Além disso, esse CD passou a operar com uma moderna estrutura de esteiras de separação, sistema avançado existente no mercado, que oferece mais agilidade e precisão para a operação.

Crescimento acelerado no Nordeste – Em 2004 e com 32 anos de vida, a rede contava com 27 lojas e já traçava um plano de expansão para a marca que evoluiu nos anos seguintes. Oito anos depois, a Kalunga alcançou o número de cem lojas físicas abertas, um novo marco comemorado pela família Kalunga. No ano passado, foram inauguradas 24 lojas físicas em diversas regiões, principalmente Nordeste que recebeu quatro novas unidades. Atualmente, a marca contabiliza mais de 180 lojas físicas instaladas nos principais shoppings centers e pontos estratégicos de ruas de diversas regiões brasileiras. Na capital paulista, a Kalunga tem 49 unidades e, na Grande São Paulo, mais 21 lojas. O interior do Estado, incluindo a Baixada Santista, soma 32 lojas.

De cara nova – Em 2010, em busca de modernidade, brotou das pranchetas das equipes de Arquitetura e Marketing um estudo de mudança da comunicação, reposicionamento da marca e toda a identidade visual das lojas, com renovação total das fachadas, layout interno, mobiliário, visual merchandising e outras inovações. Essa mudança transformou as lojas em um modelo ideal para implementação nas grandes redes de shopping centers e o reposicionamento da marca.

Gráfica digital – A gráfica rápida surgiu em 2015 e hoje tem duas unidades em funcionamento na capital paulista. O objetivo desse novo negócio é proporcionar aos clientes uma inovadora experiência de serviços gráficos. No ano passado, a companhia inaugurou no Rio de Janeiro a primeira unidade de impressão digital, denominada Kalunga Copy& Print. Hoje a empresa está investindo cerca de R$ 5 milhões no novo canal digital da Copy& Print, que será o e-commerce para atender à demanda desse serviço em todo o território nacional.

A companhia hoje tem uma rede com mais de 180 lojas, distribuídas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas e no Distrito Federal. É a única empresa do segmento a dispor de todos os canais de venda: lojas físicas, virtual (kalunga.com) e televendas.

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