JTI adota licença-família remunerada de até 140 dias para todos os colaboradores
A chegada de um filho(a) é um momento mágico que carrega muitos desafios, principalmente para os pais, que precisam se adaptar à nova rotina. A legislação brasileira prevê o direito à licença-paternidade de cinco dias aos pais de recém-nascidos ou que adotaram seus filhos. Se a companhia estiver cadastrada no programa Empresa Cidadã, o prazo é estendido por mais 15 dias.
Na contramão desse prazo legal, de acordo com dados do relatório Situação Paterna no Brasil, do Instituto Promundo, 82% dos pais entrevistados fariam o possível para se envolver com os cuidados dos filhos nas primeiras semanas ou meses.
Por entender os impactos positivos que o vínculo traz à família, bem como ao desenvolvimento do profissional e, consequentemente, da empresa, a Japan Tobacco International (JTI) no Brasil adotou a licença-família estendida de até 140 dias (20 semanas) para todos os colaboradores, independentemente de gênero. No caso de casais LGBTQIAP+´s e quando o casal de cuidadores ou cuidadoras é formado por colaboradores JTI, o benefício considera 20 semanas de licença ao cuidador primário e 4 semanas para o secundário.
Assim, todos os colaboradores da empresa, independentemente de gênero, orientação sexual ou maneira como se tornaram pais ou mães (gravidez, adoção ou barriga solidária) terão privilégio de passar mais tempo com seus filhos ou filhas, sem ter implicações em suas atividades profissionais.
Edenilson Reichardt, técnico de Agronomia que trabalha na JTI há nove anos, é o primeiro colaborador a usufruir os 140 dias da licença. Em sua opinião, a empresa está de parabéns, destacando-se no mercado. “A JTI saiu na frente novamente. Com o benefício consegui participar ativamente do nascimento do meu filho e, além de estreitar laços com o bebê e me dedicar mais à minha família, estou aprendendo as novas rotinas da casa”.
Com a medida, a JTI visa ao bem-estar de seus colaboradores, mostrando que o momento da maternidade ou paternidade não é um entrave para a continuação, crescimento ou desenvolvimento na carreira, e que deve ser valorizado.
“Temos como compromisso criar um ambiente de trabalho em que as pessoas se sintam de fato valorizadas e pertencentes. É por isso que oferecemos diversas iniciativas que priorizam bem-estar, inclusão e empoderamento aos nossos colaboradores. Iniciativas essas alinhadas à estratégia de Pessoas & Cultura e à estratégia do negócio” , destaca Thiago Dotto, diretor de Pessoas & Cultura da JTI no Brasil. Dotto completa que a atualização da política de licença-família reafirma o compromisso da JTI com as práticas de Diversidade, Equidade & Inclusão e contribui para a redução da desigualdade de gênero e priorização do bem-estar dos colaboradores e suas famílias.
“Entre as vantagens da licença está a retenção de talentos. Ao promover uma cultura que tem a equidade de gênero como estratégia de negócio, ganha-se em pertencimento, pois as pessoas notam que empresa as valoriza, e tendem a ficar mais tempo na organização, não aceitando novos desafios que apenas priorizem à oferta de recursos financeiros como diferencial”, reforça Susana Zaman, cofundadora da Maternidade nas Empresas, que presta serviço de consultoria à JTI no Brasil. “A licença-paternidade estendida é motor importante no combate às desigualdades de gênero”, completa a consultora.
Licença-família: por que é importante para sociedade e para a JTI, segundo o Maternidade nas Empresas
- Melhora o vínculo afetivo entre todos os envolvidos.
- Diminui a diferença entre homens e mulheres no mercado de trabalho.
- Tem impactos positivos no desenvolvimento das crianças.
- Promove a equidade de gênero.
- Ajuda a mudar o comportamento das famílias quanto à divisão das tarefas domésticas.
- Auxilia no desenvolvimento da criança e/ou do adolescente.
- Fundamental para reforçar os vínculos familiares em todas as idades.
“Sabemos que são muitos os desafios de Diversidade, Equidade & Inclusão. É por isso que criamos uma estratégia com metas a curto, médio e longo prazo, para atender todas as frentes em que a JTI tem como compromisso corporativo e social em cumprir. Um dos pilares da nossa estratégia é com relação à Equidade de Gênero, em que estamos aplicando diversas iniciativas para alcançarmos os nossos objetivos como empresa, por exemplo, aumentar o número de mulheres em posições de liderança. Por isso, revisar políticas, processos e diagnosticar o nosso cenário é de extrema importância para a tomada de decisão, como por exemplo a atualização da licença-família que é um passo importante para a empresa rumo à equidade de gênero”, acrescenta Marjorie Tabacof, gerente de Talent Management, Employer Branding e DE&I da empresa.
A importância da licença-família na prática
Eduardo Raffi, gerente de Planejamento de Vendas e Logística na empresa, teve o benefício estendido da paternidade ainda no período em que o cuidador secundário recebia 28 dias. De acordo com o executivo, além de ter sido um estágio importante da vida, foi primordial para o estabelecimento de novos laços familiares e adequações na rotina.
“Hoje, por coincidência eu lidero uma equipe majoritariamente masculina, e uma das minhas tarefas diárias é incentivar meus colaboradores a usufruírem desta política da adotada pela empresa. Este é um benefício da empresa, sem discriminar por questões de gênero ou de entregas no trabalho.” Raffi acrescenta ainda que ter a oportunidade de ter sido beneficiado com a política da licença-família para construir esse laço foi extremamente importante, e reforça o posicionamento da JTI de colocar as pessoas em primeiro lugar.
Outras iniciativas da JTI com foco em pessoas
A JTI se destaca quando o assunto é cuidar das pessoas. Desde 2014, possui o Comitê de Diversidade & Inclusão, que foi inicialmente criado para dar suporte às ações, acesso aos colaboradores em diferentes áreas e níveis. Contribui também nas ideias e aplicação das ações nas unidades da empresa. Em 2018, outras temáticas foram incluídas, como gênero, raça e etnia, diversidade de pensamento e gerações, em um programa de Liderança com conteúdo exclusivo para desenvolvimento dos líderes em DE&I (Diversidade, Equidade & Inclusão), tendo com seu principal objetivo promover continuamente um ambiente formado por uma liderança cada mais inclusiva e que garanta a equidade de oportunidades.
“Quando se pensa a gestão na ponta, ao realizar programas que priorizem o bem comum é notável o aumento do engajamento e comprometimento e, consequentemente, a diminuição de absenteísmo e turnover”, destaca Dotto.
Parceiros que apoiam a JTI e reconhecem práticas de mercado
Em 2023, pelo segundo ano consecutivo, a Japan Tobacco International (JTI) conquistou a primeira posição no ranking do Top Employer. A premiação anual da Top Employers Institute certifica, em escala global, regional e local, os melhores empregadores do mundo. Entre as ações da JTI voltadas aos colaboradores, o DE&I (Diversidade, Equidade & Inclusão) e por ser um programa personalizado para cada líder/gestor e não um programa padrão, essa foi uma iniciativa que se destacou durante as auditorias para certificação. Pode-se destacar também as empresas que os apoiam como consultoria e nas ações aos colaboradores, é o caso da “Maternidade nas Empresa”, o “Movimento Mulher 360” e a “Korn/Ferry” que é a consultoria oficial para a estratégia de DE&I.
Por que trabalhar na JTI
Acreditamos na liberdade e que as possibilidades são infinitas quando somos livres para escolher. Passamos os últimos 20 anos inovando, criando melhores produtos para os nossos consumidores escolherem. Foi assim que crescemos para estarmos presentes em 130 países. Mas nosso negócio não é apenas negócio. É a nossa gente. Seus talentos. Seus potenciais. Acreditamos que quando nossas pessoas são livres para serem elas mesmas, para crescerem, inovarem e se desenvolverem, coisas incríveis acontecem para o nosso negócio. É por isso que somos certificados globalmente como uma empresa Top Employer por nove anos consecutivos. No Brasil, estamos no ranking desde 2018 e, 2022 e 2023 – dois anos consecutivos como primeiro lugar no ranking Brasil. Então, quando estiver pronto(a) para escolher uma carreira que você vai amar, em uma empresa que você vai amar, sinta-se à vontade para se juntar a nós. Conheça as nossas vagas em https://jobs.jti.com/ e #JoinTheIdea.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Aberje e Beon ESG debatem maturidade das empresas brasileiras na agenda ESG
- Raí fará masterclass para primeira turma do Mestrado Profissional em parceria da Aberje com FGV e Fundação Itaú
- Jorge Duarte, professor da Escola Aberje, vence Prêmio Jabuti Acadêmico e participa da Bienal do Livro em São Paulo
- Cristiana Xavier de Brito passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
- Mônica Alvarez é a nova diretora do Capítulo Aberje Amazônia
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos O centenário de uma marcaAdriana Toledo A era das collabs: por que parcerias criativas dominam o mercadoAgnaldo Brito O papel estratégico da Comunicação Corporativa no segmento de infraestruturaCarlos Parente Pecar em segredo: reflexões sobre crises e redes sociaisMalu Weber Tempero brasileiro em churrasco alemão