Instituto Vedacit realiza projeto de inovação com estudantes de Itatiba
A segunda edição do projeto Innovation Camp fomenta o interesse dos estudantes para encontrarem soluções inovadoras que respondam aos desafios sociais do mundo real. Desta vez, a iniciativa do Instituto Vedacit, em parceria com a Junior Achievement e a Secretaria de Educação do Município de Itatiba, acontece na EMEB Prof Eliete Aparecida Sanfins Fusussi, com os alunos do 8º e 9º ano.
O objetivo da ação é que os participantes aprendam na prática como promover melhorias na comunidade onde vivem. “Parcerias como esta são fundamentais para incentivar os jovens a desenvolver habilidades que irão ajudá-los no futuro profissional, seja como empreendedor ou na carreira que escolham seguir”, afirma Luis Fernando Guggenberger, executivo de Marketing, Inovação e Sustentabilidade da Vedacit.
Durante o processo de desenvolvimento das ideias, os alunos foram mentorados por colaboradores voluntários da Vedacit e pelos professores da rede municipal de ensino. Os participantes aprenderam técnicas de design thinking, matriz CSD, Desk Research, além de incentivar o trabalho em parceria, a tomada de decisão e a resolução de problemas.
A equipe vencedora foi a Disruptivos, que sugeriu a criação de uma plataforma que oferece uma educação profissionalizante de qualidade para quem quer se recolocar ou evoluir profissionalmente. Ao final do aprendizado, o usuário é encaminhado para empresas parceiras da plataforma. Luiza Diedrich Zampoli, aluna da equipe vencedora, conta que a ideia surgiu porque as pessoas estão desempregadas e precisam encontrar trabalho para pagar as contas e melhorar de vida. “Eu conheço muitos desempregados que não tiveram oportunidade de estudar quando jovem. Acho que o aplicativo vai ajudar bastante”.
Márcio de Sousa Leite, líder de produção de elastômeros na Vedacit, participou da ação e comenta que ser voluntário é ajudar doando tempo, conhecimento e compartilhando sentimentos de motivação. “Durante a ação, recebi muito aprendizado, foi uma experiência incrível. É uma energia muito boa fazer a vida das pessoas e a minha ter mais sentido, adorei”.
Alessandro Marcelino de Campos, diretor da EMEB Prof Eliete Aparecida Sanfins Fusussi, afirma que uma escola que conta com parceiros para garantir o aprendizado dos alunos também alcança um aperfeiçoamento de todos envolvidos no processo de ensino. “Ficou claro no resultado final que o ensino deve ultrapassar o muro da escola, e a Vedacit proporcionou uma reflexão sobre a importância do empreendedorismo na globalização. Precisamos de qualidade no ensino público e durante o Projeto os alunos puderam unir a teoria com a prática e entender os significados das diferentes disciplinas na resolução de problemas pertinentes à sociedade na qual estão inseridos”.
A iniciativa faz parte de uma série de ações em Itatiba. Atualmente, a Vedacit desenvolve um projeto de expansão da indústria na cidade, que já abriga a mais moderna fábrica da América Latina em produção de mantas asfálticas. O novo projeto tem como objetivo sustentar o crescimento da empresa, reduzir os custos operacionais, além de contribuir com a estratégia de sustentabilidade na área industrial. “Faz parte do nosso projeto contribuir com a geração de empregos e renda no município, além de promover iniciativas com impacto positivo na comunidade e fomentar o empreendedorismo é um caminho de fundamental importância”, aponta Luis.
O Instituto Vedacit promove iniciativas que conectem cidadãos com os espaços públicos. O intuito é contribuir para a construção de Cidades do Futuro, incentivando o empoderamento da sociedade, a melhoria na qualidade de vida da população e a integração entre pessoas, moradias e espaços urbanos.
Destaques
- Comunicadores homenageiam a memória de 38 anos de Anna Challa junto à Aberje
- Anna Chala, ex-funcionária da Aberje, falece aos 90 anos
- Adaptação radical marca o cenário de gestão da reputação em 2025
- Rochelle Ford assume liderança da Page Society com visão inovadora para a comunicação global
- Aberje publica relatório de participação na Plataforma Ação para Comunicar e Engajar (PACE), do Pacto Global
ARTIGOS E COLUNAS
Hamilton dos Santos Mundo vive tempos de ciúme comercialLuis Alcubierre O viés de confirmação interpretativaCarlos Parente As sutilezas no ofício da comunicação, para não ofuscar o Rei SolPaulo Nassar Anna ChalaPatricia Marins Meta e o fim da checagem de fatos: por que a Dieta da Comunicação é essencial para a gestão da reputação em 2025