Instituto Renault comemora 9 anos e lança projeto “Geração Futuro”
No mês em que completa nove anos de atuação, o Instituto Renault lança o projeto “Geração Futuro”, curso de formação que visa a qualificação e capacitação para o mercado de trabalho de jovens da comunidade da Borda do Campo, em São José dos Pinhais, no Paraná. O curso gratuito de formação profissional é direcionado para jovens estudantes entre 15 a 24 anos que estejam cursando ou que tenham concluído o Ensino Médio e inclui conceitos administrativos com aulas práticas de informática, regras de negócio, comportamento e cidadania, além de comunicação e cálculo matemático. A Renault é associada da Aberje.
No total, 120 jovens serão qualificados durante o período de um ano e meio, divididos em turmas de 40 alunos por semestre. Ao término de cada semestre, os 10 alunos que apresentarem as melhores notas, frequência e comportamento, serão convidados para compor o quadro de colaboradores da Renault do Brasil. A contratação dos jovens poderá acontecer em até seis meses após a conclusão do curso. Com essa ação, 30 alunos sairão do “Geração Futuro” empregados, ajudando a gerar renda e desenvolvimento para a região da Borda do Campo.
O projeto conta com a parceira da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, que cedeu duas salas do CRAS – Centro de Referência e Assistência Social do bairro Borda do Campo; da Unilehu – Universidade Livre para a Eficiência Humana, como executora do programa e doadora de parte do mobiliário; da TOTVS, por meio do Instituto IOS, que é detentora da metodologia aplicada e da TOTVS/Bematech que cedeu 14 computadores para a realização do programa.
A iniciativa foi criada a partir da análise dos dados levantados no Mapa Social da Borda do Campo, relatório desenvolvido pelo Instituto Renault em 2018 com objetivo de identificar o nível de desenvolvimento do território, suas demandas, rede de serviços, tendências e oportunidades de investimento. O objetivo é preparar e qualificar os jovens para transformar de forma positiva a realidade da comunidade e o futuro de muitas famílias.
Para participar, todos passaram por um processo seletivo que contou com provas de conhecimento e dinâmicas com psicólogas. “Os professores são muito atenciosos e nos ensinam muitos conteúdos novos. Sei que estou me capacitando para o mercado e fico feliz de poder colocar essa formação em meu currículo”, afirmou Aline Vitória, de 16 anos, aluna da primeira turma do projeto.
O curso de formação faz
parte de uma nova etapa de ampliação de projetos do Instituto Renault na
comunidade Borda do Campo, e tem o objetivo de aumentar o alcance da educação,
geração de renda e empreendedorismo social. “Acreditamos que a educação é
uma ferramenta de transformação social. Nosso objetivo é contribuir para que os
jovens que estão participando do programa estejam melhor preparados e tenham
oportunidades para entrar no mercado de trabalho”, comentou Ricardo Gondo,
presidente da Renault do Brasil e do Instituto Renault, durante o lançamento do
projeto.
Esse projeto se soma a outros desenvolvidos pelo Instituto Renault na região da
Borda do Campo, onde está situada a fábrica da Renault, entre eles: o apoio a
Associação Borda Viva, que tem como principal objetivo a melhoria da qualidade
de vida das pessoas da comunidade, por meio da geração de renda para as
famílias e segurança alimentar para as crianças; Construção do CMEI Borda Viva,
que recebe crianças em idade pré-escolar; Apoio ao CMEI Árvore dos Sapatos;
Cessão de um Master ao Lar Mãe Maria, para facilitar o transporte escolar das
crianças que vivem no espaço; Desenvolvimento do Mapa Social da região. Com
esses projetos já foram beneficiadas cerca de 11 mil pessoas. Além disso, a
Renault desenvolve em São José dos Pinhais, o programa “O Trânsito e Eu”,
focado na educação para a segurança do trânsito, que já impactou mais de 44 mil
crianças do município e realizou a construção da Biblioteca Estação da
Sabedoria, no terminal de ônibus de São José dos Pinhais.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Comitê de Gestão da Comunicação e Reputação Corporativas discute fake news e seu impacto na reputação das organizações
- Lições da Comunicação nos Jogos Olímpicos de 2024
- Masterclass com Raí marca lançamento do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados
- Comitê Aberje de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora aborda liderança na comunicação interna
- Raí fará masterclass para primeira turma do Mestrado Profissional em parceria da Aberje com FGV e Fundação Itaú
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativaMarcos Santos O centenário de uma marcaAdriana Toledo A era das collabs: por que parcerias criativas dominam o mercadoAgnaldo Brito O papel estratégico da Comunicação Corporativa no segmento de infraestrutura